Seguidores

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pensamento do Dia

Pare de dizer para Deus o quão grande é a tempestade que você enfrenta. Ao invés disso, diga para a tempestade que você enfrenta o quão grande é o seu Deus!!!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Toxoplasmose Cerebral em Pacientes com Aids

Texto enviado por Dr. Luiz Carlos Jorge

Sessão Saúde e Prevenção

Dr. José E. Vidal
Membro do Grupo de Estudos em Neurociências do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Infectologista do Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids - Casa da Aids, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP.
Doutorando da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

INTRODUÇÃO

Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular de distribuição mundial que apresenta índices de prevalência variáveis. Nos EUA e na Inglaterra estima-se que 16-40% da população está infectada; no entanto, na Europa continental, América Central e América do Sul, incluindo Brasil, os índices de infecção variam entre 50-80%.(5,27)

A transmissão do T. gondii pode ocorrer principalmente por três vias. A primeira, mediante a ingesta de carne crua ou mal cozida infectada com cistos tissulares. A segunda, através da ingestão de água e alimentos contaminados com oocistos eliminados nas fezes do gato, o hospedeiro definitivo do parasita. A terceira, por transmissão congênita. A infecção aguda geralmente é assintomática, evoluindo para formas latentes crônicas na grande maioria dos casos.(37)

Antes da epidemia da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), a toxoplasmose cerebral constituía uma rara complicação em pacientes imunossuprimidos, principalmente transplantados renais, em decorrência de reativação de infecção latente.(4) A epidemia do HIV/Aids fez desta doença uma complicação freqüente, representando a principal causa de lesão expansiva cerebral nesta população.

NEUROEPIDEMIOLOGIA

A prevalência da toxoplasmose cerebral em pacientes com Aids depende da prevalência da infecção por T. gondii na população geral. Antes da era das terapias altamente eficazes (HAART), estimava-se que 25% dos pacientes com Aids em Berlim e Paris apresentariam toxoplasmose cerebral, comparado a 10% em alguns lugares nos EUA e 12% na Bélgica.(14,25) Depois da introdução do HAART, diversos estudos realizados em países desenvolvidos demonstraram diminuição da incidência e das mortes associadas a esta doença.(1,2,28, 49,50)
Apesar destes resultados, as complicações neurológicas, incluindo a toxoplasmose cerebral, continuam representando causas importantes de morbidade e mortalidade,(24,28,54) especialmente nos países subdesenvolvidos que não disponibilizam anti-retrovirais.(36,53)

O Brasil representa uma situação especial. Desde 1996, o Ministério da Saúde tem garantido o acesso livre e universal ao HAART,(21) evidenciando, como nos países desenvolvidos, aumento da sobrevida dos pacientes com Aids e diminuição do número de casos de toxoplasmose cerebral.(35) As figuras 1 e 2 mostram o número de casos de toxoplasmose cerebral em pacientes com Aids notificados pelo Ministério da Saúde e pelo CRT-DST/Aids de São Paulo, no período de 1991 a 2001, respectivamente. Observa-se que entre os anos 1996 e 2001, o número de casos de toxoplasmose cerebral foi reduzido aproximadamente em 25% no Brasil e 55% em São Paulo. Apesar destes avanços, a toxoplasmose cerebral cont inua sendo um problema relevante, constituindo a terceira doença definidora de Aids em São Paulo, depois da tuberculose e da pneumonia por Pneumocistis jirovecii (anteriormente denominado P. carinii).(52) Adicionalmente, a toxoplasmose cerebral representa ao redor de 10% dos diagnósticos de pacientes com Aids internados no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.(57)


Alguns grupos de pacientes infectados pelo HIV parecem ser mais vulneráveis ao desenvolvimento de toxoplasmose cerebral, principalmente aqueles que desconhecem seu status sorológico e aqueles sabidamente infectados que não utilizam o HAART. Um estudo recente realizado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas demonstrou que a toxoplasmose cerebral permitiu diagnosticar infecção pelo HIV em 35% dos casos e foi doença definidora de Aids em 75% dos pacientes estudados.(57) Estes resultados sugerem diagnóstico tardio da infecção pelo HIV e perda de oportunidades no uso de profilaxias e do HAART.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico definitivo de toxoplasmose cerebral requer a demonstração de taquizoítos de T. gondii em amostras de tecido cerebral obtidas mediante biópsia ou necropsia.(54) Na prática clínica, o diagnóstico presumptivo baseia-se na presença de anticorpos IgG anti-T. gondii no soro (presente em 90-95% dos pacientes com toxoplasmose cerebral), achados clínicos e radiológicos sugestivos, associados a uma adequada resposta terapêutica.(11) A maioria destes pacientes (>70-80%) apresenta contagem de linfócitos T-CD4+ menor de 100 cel/L.(54,57)

Manifestações clínicas
As manifestações clínicas da toxoplasmose cerebral são diversas e apresentam variados cursos clínicos.

Na maioria dos casos, manifesta-se como doença subaguda (1-4 semanas), evidenciando uma ou mais das seguintes alterações: cefaléia (50-55%), hemiparesia (40-50%), febre (40-50%) e confusão mental (40-50%). Observa-se com menor freqüência letargia (30%), ataxia (30%), alteração dos pares cranianos (20%), convulsões (15-30%), afasia (6-25%), alterações visuais (15%), rigidez de nuca (10%) e alterações de conduta (4%).(11,34,54)

Em 30% dos pacientes, a toxoplasmose cerebral pode manifestar-se com alterações neurológicas agudas, principalmente confusão mental, déficit focal e convulsões. Entretanto, 10% dos casos apresentam encefalite difusa com rápido e progressivo deterioramento neurológico e sem lesões focais visíveis.(11,37,54)

Neurorradiologia
A ressonância magnética (RM) é mais sensível que a tomografia computadorizad a (TC) para detectar lesões expansivas intracranianas em pacientes com Aids.(11,61) Porém, a TC auxilia no diagnóstico na maioria dos casos.(59) Classicamente, 80-90% dos pacientes com toxoplamose cerebral apresentam realce anelar ou nodular após a injeção do contraste.(11) Apesar de freqüentes na toxoplasmose cerebral, estas alterações são inespecíficas e podem estar presentes em outras doenças oportunistas, principalmente naquelas que fazem parte do diagnóstico diferencial. Especial atenção deve ser oferecida às alterações radiológicas menos frequentes, visando o início oportuno do tratamento específico anti-Toxoplasma. Entre estas se destacam as seguintes:

(I) lesões expansivas sem captação do contrastes, presente em 6-20% dos casos.(43,46,59) Possíveis explicações para este achado incluem o uso de quantidades insuficientes de contraste(11) ou graus severos de immunosupressão;(61)

(II) pacientes com TC normal e RM alterada , achado relatado em 3.6% dos casos;(9,59)

(III) TC com edema cerebral difuso e sem lesões focais, presente em 3-10% dos casos.(54,59)

Na figura abaixo apresentam-se as principais alterações tomográficas da toxoplasmose cerebral.


Na tentativa de diferenciar precocemente a toxoplasmose cerebral do linfoma primário do sistema nervoso central (LPSNC) em pacientes com Aids, têm sido utilizadas diversas técnicas radiólogicas que avaliam o metabolismo das lesões expansivas cerebrais. Entre estas se incluem a TC por emissão de fótons utilizando tálio-201 (SPECT), a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a espectroscopia. Apesar de auxiliar no diagnóstico,(34) todas estas técnicas apresentam alto custo e particulares limitações. Portanto, não devem ser utilizadas isoladamente, pois parecem ser mais úteis quando interpretadas em conjunto com as sorologias para T. gondii e técnicas moleculares.(54)

Sorologia
A maioria dos pacientes com toxoplasmose cerebral possui anticorpos IgG contra T. gondii, demonstrando reagudização de infecção latente. Porém, 5-10% dos casos apresentam serologias IgG negativas.(11,54,57) Em relação às sorologias IgG quantitativas, alguns estudos demonstraram que títulos altos de anticorpos contra T. gondii podem ser úteis para identificar pacientes com toxoplasmose cerebral(26) ou com risco de desenvolvê-la.(16) Contrariamente, outros autores(31,45) relatam que os títulos de anticorpos IgG contra T. gondii não são preditores de toxoplasmose cerebral, salientando a importância do estudo dos padrões específicos de anticorpos IgG, utilizando o perfil do immunoblot, o que permitiria identificar algumas bandas de proteínas como preditoras de doença. Um estudo realizado no Instituto de Infectolo gia Emílio Ribas encontrou diferenças estatisticamente significativas na proporção de pacientes com toxoplasmose cerebral e títulos sorológicos altos quando comparada com pacientes com outras doenças oportunistas.(58)

Biópsia cerebral
A Academia Americana de Neurologia definiu no ano de 1998 as indicações de biópsia cerebral em pacientes com Aids e lesões expansivas cerebrais:(47)

(I) Lesões cerebrais grandes com risco iminente de herniação cerebral.

(II) Lesões cerebrais com SPECT ou PET positivos visando confirmar o diagnóstico de LPSNC.

(III) Lesão cerebral única em paciente com sorologia negativa para T. gondii.

(IV) Falha terapêutica, caracterizada pela persistência ou piora dos sintomas clínicos e/ou das imagens radiológicas após 10-14 dias de tratamento específico anti-Toxoplasma.

(V) Crianças com lesões cerebrais. Ao contrário dos adultos, estes pacient es raramente apresentam infecções oportunistas do SNC. Recomenda-se, portanto, biópsia precoce.

Entretanto, Harrison & McArthur definiram as seguintes indicações de biópsia cerebral em pacientes com suspeita de LPSNC:(37)

(I) Falha no tratamento empírico anti-Toxoplasma.

(II) Lesão cerebral acessível em paciente sem coagulopatia.

(III) Paciente com pontuação na Escala de Karnofsky > 70.

(IV) Ausência de doença sistêmica concomitante com ameaça de vida.

(V) Paciente em capacidade de receber terapia de radiação.

Portanto, deve-se sempre considerar o risco-benefício da biópsia cerebral, sendo fundamental uma equipe multidisciplinar para discutir suas indicações.

Técnicas moleculares
Nos últimos anos, a utilização de técnicas moleculares baseadas na reação em cadeia da polimerase (PCR) em amostras do líquido cefalorraquidiano caracteri zou as abordagens “minimamente invasivas” das lesões cerebrais focais em pacientes com Aids. Esta estratégia demonstrou ser útil principalmente na pesquisa de DNA do vírus JC e do vírus Epstein-Barr, agentes associados à leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP) e LPSNC, respectivamente. Esta abordagem demonstrou aumento dos diagnósticos in vivo e diminuição do número de biópsias cerebrais.(3,4,8) No caso da toxoplasmose cerebral, os resultados são controversos. A maioria de estudos relata uma sensibilidade de 50% (11,5-100%) e elevada especificidade (96-100%).(10,19,22,40,41,48,51,60) Limitação importante deste exame é a contra-indicação para realizar punção lombar, principalmente pela presença de lesões expansivas com importante efeito de massa e desvio da linha média.

Entretanto, a pesquisa de DNA de T. gondii também tem sido avaliada em amostras de sangue de pacientes com toxoplasmose cerebral e Aids, com sensibilidades variá veis entre 25–77%.(17,18,20,29) Estudo realizado em 64 pacientes com toxoplasmose cerebral e 128 pacientes com outras doenças oportunistas mostrou sensibilidade de 80% e especificidade de 98%, sugerindo a potencial utilidade dessa técnica diagnóstica.(58)

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

O diagnóstico diferencial da toxoplasmose cerebral é amplo e inclui outras infecções, neoplasias, e doença vasculocerebral. As etiologias infecciosas incluem a neurotuberculose (tuberculomas e abscessos),(55) abscessos micobacterianos não-tuberculosos,(23) abscessos piogênicos (p. ex.: Staphylococcus, Streptococcus, Salmonella sp., Nocardia sp., Rhodococcus sp., Listeria, etc.),(11,47) abscessos criptococócicos e criptococomas,(44) aspergiloma cerebral,(38) doença de Chagas do SNC,(13) coma sifilítico(47) e “citomegaloviroma”.(56) Dentre as neoplasias figuram o LPSNC e tumores metastáticos, especialmente linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin. D evem ser consideradas também as doenças cerebrovasculares acompanhadas de efeito expansivo.(47)

No Brasil, os principais diagnósticos diferenciais da toxoplasmose cerebral são as formas focais da neurotuberculose (tuberculomas e abscessos tuberculosos), seguidas do LPSNC.

TRATAMENTO

O tratamento de escolha da toxoplasmose cerebral é constituído pela associação de sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico. Sabe-se que 74-86% dos pacientes com toxoplasmose cerebral apresentam melhora clínica no dia 7 de tratamento e 91-95% melhoram no dia 14.(33,43,47) Portanto, pacientes que recebem tratamento baseado no diagnóstico presuntivo de toxoplasmose cerebral devem ser cuidadosamente monitorados, clínica e radiologicamente. O esquema alternativo mais utilizado é a associação de pirimetamina, clindamicina e ácido folínico, que tem eficácia similar ao esquema de escolha.

Estes esquemas apresentam importantes limitações: (I) não são ativos contra os cistos tissulares de T. gondii e portanto não erradicam a infecção; (II) apresentam elevadas incidências de eventos adversos, o que justifica a descontinuação do tratamento em até 40-50% dos casos.(25,32)

Esquemas alternativos possíveis, embora menos estudados, incluem trimetroprima-sulfametoxazol, e as associações de pirimetamina e ácido folínico com claritromicina, atovaquone, azitromicina ou dapsona.(25)

Os corticosteróides devem ser usados apenas em casos de lesões expansivas com significativo edema ou efeito de massa.(6) A Academia Americana de Neurologia recomenda usar corticosteróides somente nas lesões expansivas com risco de herniação cerebral.(47) Toda aparente resposta ao tratamento anti-Toxoplasma que inclua a administração concomitante de corticosteróides deve ser interpretada cautelosamente. A diminuição do processo inflamatório gera uma melhora clínica do paciente que não corresponde necessariamente à melhora da doença oportunista. O corticóide pode mascarar a presença de lesão expansiva cerebral diferente da toxoplasmose cerebral, principalmente o LPSNC.(25,47)

O uso de anticonvulsivantes não deve ser rotineiro, recomendando-se sua administração após a presença de convulsões.(12,25) Estes medicamentos apresentam numerosos efeitos adversos e interações farmacológicas, devendo ser utilizados criteriosamente.

PROGNÓSTICO

Os índices de resposta clínica ao tratamento anti-Toxoplasma são altos. Entretanto, existe pouca informação sobre o tipo de resposta clínica, o que dificulta estabelecer a proporção de pacientes com seqüela neurológica. Alguns autores relataram índices de resposta completa entre 29-50%(15,30,33) e presença de seqüela neurológica em aproximadamente 40% dos pacientes tratados.(42) Na era pré-HAART, foram relatados 11-12,8% de óbitos em pacie ntes com toxoplasmose cerebral, apesar do uso de terapia anti-Toxoplasma.(30,46)

Estudo realizado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas na era HAART demonstrou que a toxoplasmose cerebral continua causando importante mortalidade e morbidade em pacientes com Aids. No dia 42 de tratamento, 7 (12,7%) pacientes tinham falecido, 25 (45,5%) pacientes apresentaram resposta clínica parcial e 23 (41,8%) resposta clínica completa. Entre os óbitos, 2 foram causados diretamente pela toxoplasmose cerebral e 5 foram devido a infecções intra-hospitalares, 4 deles devido a pneumonia.(57) O número maior de mortes atribuídas às infecções intra-hospitalares tem sido descrito em estudos da era pré-HAART e deve ser considerado na evolução clínica dos pacientes com toxoplasmose cerebral.(15,39)

PREVENÇÃO

Profilaxia primária
A profilaxia primária está indicada em pacientes com infecção pelo HIV com co ntagem de células T-CD4+ < 100 células/mm3. O esquema de escolha é trimetroprima-sulfametoxazol (cotrimoxazol) diário.(6,25) As alternativas incluem as associações de dapsona, pirimetamina e leucovorin, e atovaquone com/sem pirimetamina associado a leucovorin. Profilaxia secundária Aproximadamente 80% dos casos de toxoplasmose cerebral apresentam recaídas depois da descontinuação do tratamento, sendo recomendada terapia de manutenção. O esquema preferido é a associação de sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico. Entretanto, o uso de clindamicina, pirimetamina e ácido folínico demonstrou maior índice de recaídas,(25) constituindo uma alternativa apenas em casos de intolerância ou contra-indicações ao esquema de escolha. Atualmente considera-se a possibilidade de descontinuar a profilaxia secundária em pacientes com antecedente de toxoplasmose cerebral que apresentem reconstituição imune com o HAART. Estes pacientes devem apresentar contagem de linfócitos T-CD4+ > 200 células/mm3 por um período maior ou igual a seis meses, ter completado o tratamento na fase aguda da toxoplasmose cerebral e não apresentar sintomas de reativação da doença.(6,7) Recomenda-se também reiniciar a profilaxia secundária quando a contagem de linfócitos T-CD4+ seja < 200 células/mm3.(7)

Medidas de prevenção primária
É importante que os pacientes com infecção pelo HIV que apresentem sorologias negativas para T. gondii evitem condutas de risco para adquirir a infecção primária pelo parasita. O objetivo é evitar a ingesta e o contato com cistos e oocistos de T. gondii.

Recomendam-se as seguintes medidas:(7,25)

(I) Não comer carne crua ou mal passada. Cozinhar a carne a 66∞C ou “bem passada” (carne defumada ou curada em salmoura pode ser infecciosa).

(II) Lavagem rigorosa das mãos depois de contato c om carne crua ou depois de contato com solos, especialmente jardins.

(III) Lavar frutas e vegetais antes do consumo.

(IV) Evitar contato de membranas mucosas quando manusear carne crua.

(V) Lavagem das superficies da cozinha e utensílios que tiveram contato com carne crua.

(VI) Se o paciente possui gato, a caixa de excrementos deve ser trocada diariamente, de preferência por uma pessoa HIV negativa não gestante. Alternativamente, os pacientes devem lavar as mãos rigorosamente depois de trocá-la.

(VII) O gato deve receber apenas alimentos comerciais secos ou enlatados ou bem passados, devendo evitar carne crua ou mal passada.

CONCLUSÃO

A toxoplasmose cerebral constitui a principal manifestação neurológica oportunista no nosso meio. Esta doença continua causando importante mortalidade e morbidade em pacientes com Aids, devido em parte ao diagnóstico tardio da infecção pel o HIV ou à perda de oportunidades de usar profilaxias e HAART em pacientes com diagnóstico prévio da infecção pelo HIV. A toxoplasmose cerebral apresenta variadas manifestações clínicas e radiológicas, portanto um elevado índice de suspeita deve indicar a introdução precoce do tratamento anti-Toxoplasma. Nos últimos anos, as técnicas moleculares têm sugerido importante contribuição diagnóstica, porém o acesso a elas continua sendo limitado.

sábado, 26 de novembro de 2011

O Momento Atual

Alguém perguntou a Buda: "O que o senhor e seus discípulos praticam?"

Ele respondeu: “Nós nos sentamos, nós andamos, nós comemos."

O inquiridor continuou: "Mas, senhor, qualquer um se senta, anda e come."

Buda lhe disse: "Quando nos sentamos, sabemos que estamos sentados. Quando andamos, sabemos que estamos andando. Quando comemos, sabemos que estamos comendo".

Na maior parte do tempo estamos perdidos no passado, ou arrebatados pelo futuro. Quando estamos conscientes, intensamente em contato com o momento atual, aprofunda-se a nossa compreensão do que está acontecendo e começamos a ser preenchidos de aceitação, alegria, paz e amor.

Meditação Andando - Thich Nhat Hanh

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Oração aos Bons Espíritos

Texto enviado por Solange Molina, obrigada pela colaboração.

Bons Espíritos guiem minhas orações, para que sejam ouvidas. Que minhas orações expressem meu amor por Deus e Jesus que tenham força e poder para modificar as circunstâncias ruins e semear o bem no mundo e minha elevação moral.

Meu Anjo da Guarda, eu o saúdo! Você me acompanha desde o dia de meu nascimento, ou talvez desde antes mesmo de eu Ter esta forma física. Eu te amo, por tua constância e o tempo que dedica a mim. Eu lhe agradeço, porque sua vida só tem uma meta: Serviço. Eu o abençôo, porque é parte do poder de Deus, expressão de Seu Amor. Divino aliado, faça com que eu possa compreender que nunca estou sozinho. Que eu vença a tristeza, o mau humor, a depressão, com a simples invocação da sua presença. Que eu possa superar meus medos, confiando em seu amparo. Que eu elimine os sentimentos negativos, sabendo que você está sempre do meu lado para me apoiar quando desperto meu desejo para o bem. Permita que eu olhe sua face para esquecer o passado, confiar no futuro e, por um momento, viver meu presente, esse eterno “agora” que é a forma humana de abordar o infinito.

Invisível companheiro, que eu seja capaz de sentir sua presença na minha vida – para compreendê-lo e amá-lo cada dia mais e me inspire a Humildade.

Espíritos do Bem! Quero que estimulem meu sentimento de amor à raça humana! Que eu possa ver em cada ser humano, rico ou pobre, homem ou mulher, jovem ou velho, a divina chama espiritual. Que o amor seja minha arma e meu escudo na luta do mundo.

Que os mensageiros do Amor gerem uma força renovadora em mim. Que eu possa superar os complexos de culpa, os medos, a insegurança, e compreender que o amor de Deus é o maior poder do mundo.

Bons Espíritos espalhem amor entre minha família, meus amigos e meus inimigos. Que o amor divino brote no meu coração para que eu possa abençoar os que me rodeiam em cada instante de minha vida.

Que o amor flua hoje de meu coração, de minhas mãos e de meus pés. Que se expresse nas minhas palavras, nas minhas obras e no meu caminho. Que os Bons Espíritos me acompanhem na jornada terrestre para criar um círculo de bons fluídos em meu redor.

Consagro meu ser a serviço do Amor, Caridade e Bem ao Próximo. Só o amor compreende, cura e eleva. Que os divinos Mensageiros de Deus me façam mergulhar no sentimento de união!

Hoje não critico, não condeno, não julgo, não reclamo, fico em paz espiritual e projeto uma Energia de Paz e Amor ao Mundo. Todos aqueles que entram em contato comigo percebem a minha paz e minha força e o meu Amor.

Espíritos Superiores, rodeiem-me para que minha mente se torne pacífica e elevem meus pensamentos para o bem. Que meus conflitos sejam resolvidos. Que a guerra mental cesse! Que meu mundo interior se estruture na perfeita harmonia. Tenho confiança no poder de Deus, que chega até mim por intermédio dos bons Espíritos. Que a paz, que transcende toda a compreensão, seja uma dádiva do céu e que minha vida tenha a paz como eixo e o Amor como meta.

Paz para todos os homens de boa vontade. Paz para o mundo. Que a paz penetre em todos os cantos da mente humana e que manifeste todo o seu poder criativo, para o bem estar e a evolução da humanidade.
Espíritos Protetores que se interessam por mim estou feliz com minha vida, com as pessoas que me rodeiam, com os acontecimentos de meus dias. Peço que este sentimento que experimenta minha alma permaneça dentro de mim como um fogo invisível. Agradeço, Divinos Mensageiros, por levarem ao Senhor duas palavras: Muito Obrigado!

Faço louvores ao Senhor, elogio os bons Espíritos que me ajudam. Agora estou livre de problemas. Recebi um importante ensinamento e estou disposto a ver o mundo com novos olhos. Obrigado pelas bênçãos que recebi.

Graças a Deus.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A pedra que dá energia ao seu signo

Parceria Zastros

Você sabia que cada signo tem uma pedra da sorte? Os signos nos proporcionam algumas características próprias que podem ser benéficas ou prejudiciais ao nosso convívio com os demais. Para que haja um equilíbrio em relação a essas características, os nativos de cada signo deveriam ter a sua pedra ideal no ambiente em que passam a maior parte do tempo.

As pedras possuem qualidades específicas e um modo único de processar energia. Descubra as que regem o seu signo e escolha a que mais se adapta às suas necessidades, para tentar equilibrar suas energias e viver melhor.

Áries
Pedras: Dolomita; jaspe; cornalina; granada e ágata.
Pedra principal do signo: Granada
Proteção da pedra: Estimula a imaginação e a inteligência; fortifica o coração e os ossos; atrai boas amizades e traz sorte no jogo.

Touro
Pedras: Safira; quartzo rosa; turmalina; fluorita e morganita.
Pedra principal do signo: Quartzo rosa
Proteção da pedra: É um cristal conhecido como a pedra do amor, pois ajuda nas relações amorosas. Irradia paz e alegria para quem a possui.

Gêmeos
Pedras: Olho de tigre; hematita; citrino; especularita e água marinha.
Pedra principal do signo: Hematita
Proteção da pedra: Aumenta o otimismo e a vontade de vencer na vida; favorece a autoconfiança; estimula o trabalho e traz sorte nos negócios.

Câncer
Pedras: Amazonita; quartzo verde; crisopásio; pedra da lua e funchita.
Pedra principal do signo: Quartzo verde
Proteção da pedra: Atrai abundância; ajuda nos estudos; estimula a criatividade e fortalece a saúde.

Leão
Pedras: Cristal de rocha; rubi; diamante; dolomita branca e pirita.
Principal pedra do signo: Cristal
Proteção da pedra: É considerada uma das pedras mais importantes, pois reflete todas as cores do arco íris. Ajuda a tornar realidade, os sonhos e as esperanças.

Virgem
Pedras: Ônix; ágata; turquesa; topázio e safira.
Principal pedra do signo: Turquesa
Proteção da Pedra: Cria força, protege e ajuda na comunicação.

Libra
Pedras: Quartzo esfumaçado; citrino; água marinha; clacita e dolomita.
Pedra principal do signo: Citrino
Proteção da pedra: Favorece a autoconfiança; rejuvenesce o físico; atrai riqueza material e sorte para quem a possui.

Escorpião
Pedras: Sardo; opala; ágata de fogo; jaspe e cornalina.
Pedra principal do signo: Ágata de fogo
Proteção da pedra: Ajuda a ter coragem; melhora a relação com a família e proporciona um casamento feliz.

Sagitário
Pedras: Turquesa; topázio; calcita; lápis-lazúli e dolomita.
Pedra principal do signo: Lápis-lazúli
Proteção da pedra: Transforma tristeza em felicidade; favorece a alegria de viver e ajuda a enfrentar a vida com otimismo. É bom tocá-la em períodos de dúvida para ajudar na tomada de decisões corretas.

Capricórnio
Pedras: Ônix; olho de gato; rubi; malaquita e turmalina.
Pedra principal do signo: Ônix.
Proteção da pedra: Serve para afastar a negatividade; combater o estresse e a tensão nervosa, aumentar o alto-astral e suavizar os efeitos do álcool.

Aquário
Pedras: Olho de Falcão; turquesa; sodalita; água marinha; quartzo azul e turmalina.
Pedra principal do signo: Sodalita
Proteção da pedra: Ajuda a alcançar objetivos materiais, amorosos e espirituais. Traz grande prosperidade para quem a possui e aos seus familiares.

Peixes
Pedras: Ametista; safira; âmbar; diamante e rodocrosita.
Pedra principal do signo: Ametista
Proteção da pedra: Pedra da paz. Transforma energia negativa em positiva. É a pedra da realização das metas pessoais, materiais e da conquista do poder. Possui elementos tranqüilizadores.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Técnica de relaxamento

Texto enviado por Joemir Rosa, obrigada pela colaboração.

Por causa da vida agitada, muitos de nós acabou esquecendo a sensação do verdadeiro

Relaxamento muscular. Experimente-o com este exercício simples.

1 - Deite-se de costas no chão ou na cama, com um travesseiro sob os joelhos para
sustentar a lombar, e o travesseiro mais fino que puder tolerar sob a cabeça. Relaxe nesta posição por alguns minutos.

2 - Nos 10 minutos seguintes, contraia e solte cada um dos principais grupos
musculares três vezes. Comece com os pés e avance até a cabeça na seguinte ordem: panturrilhas, coxas, nádegas, abdômen, peito, costas, mãos, braços, ombros, pescoço e rosto.

3 - Contraia cada músculo por três segundos, depois relaxe lentamente a tensão. Com cada relaxamento sucessivo, você poderá relaxar os músculos um pouco mais.

4 - Descanse por cinco minutos, desfrutando da sensação de relaxamento profundo.

Ao levantar-se, faça-o aos poucos para evitar tonteiras; depois movimente-se, a princípio, bem devagar.

Fonte: Seleções - Reader’s Digest

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Acredite nos seus sonhos

Deuses do Feng Shui atraem riqueza, poder e saúde

Zastros

A antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos, prósperos e que contenham muita proteção, o Feng Shui, conta com a força extra de seus três deuses: Fu Xing, Lu Xing e Shou Xing. O trio representa, respectivamente, prosperidade e riqueza; fortuna e poder e sucesso e saúde. Nesta tradicional forma de proteção, eles estão sempre juntos com a finalidade de trazer felicidade e boa fortuna na vida. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um.

Fu Xing: este é o deus da felicidade, sorte e, também, da oportunidade. É comum na cultura chinesa encontrar esta figura nas portas para trazer a felicidade e a sorte. O Fu Xing é apresentado usando um chapéu de abas largas e segurando um pergaminho e crianças.

Lu Xing: Este é o deus da prosperidade. Segundo os antigos, Lu Xing pode ajudar na busca de promoções e aumentos salariais. Geralmente ele é apresentado com roupas nobres e carregando um lingote de ouro.

Shou Xing: O deus da longevidade é também conhecido como Nanji Laoren. Este deus tem um pêssego nas mãos, geralmente está acompanhado de animais como a garça ou a tartaruga símbolos da vida longa, e carrega um cajado e uma cabaça. Diz a lenda que nesta cabaça há o elixir da longevidade.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como evitar o câncer de tireóide (para mulheres)

Sessão Saúde e Prevenção

Texto enviado por Marina Hiroko Nishida, obrigada pela colaboração.

Maridos e pais: leiam e avisem suas esposas, filhas, irmãs, amigas, colegas de trabalho...

É bom saber!
Em um programa na televisão israelense, disse um médico que é cada vez mais comum o número de mulheres que sofrem de câncer de tireóide. E observou que, talvez, isso seja devido ao uso de raios-X em Mamografia.

Ele explicou que um manto deve ser fornecido para fazer esse tipo de estudo e que ele se destina a cobrir e proteger o pescoço.

E muitos não levam em conta sobre isso!!!

Esse manto de proteção pode ser colocado sobre a área da tireóide, no caso da Mamografia.

A pessoa que escreveu esse e-mail foi fazer esse estudo de Mamografia e, encorajada, solicitou esse manto de proteção.

Perguntou para a enfermeira porque nunca colocam essa proteção nas pacientes e ela respondeu:

- Não sei. Devem solicitá-lo!!!

ENTÃO, SOLICITEM-NO!!!!

É UM DIREITO NOSSO QUE NÃO SABEMOS E QUE OS HOSPITAIS NÃO CUMPREM, POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE.

Então, solicitem-no!!! Por favor, encaminhe esse e-mail para que não somente você saiba desse assunto, mas possa ajudar outras mulheres também na sua prevenção.

domingo, 20 de novembro de 2011

Dançando com os Tubarões

Vejam como um dos mais terríveis predadores do planeta também reage com amor e carinho. O final é sensacional!!!

sábado, 19 de novembro de 2011

A Educação do Planeta

O Planeta tem sofrido grandes modificações comportamentais a partir dos anos 70.

Os bairros tradicionais desfrutavam de dias basicamente rotineiros, da amizade com o próximo, de maneira saudável e solidária, da educação exemplar no convívio social, do respeito mútuo, de gratificantes gentilezas espontâneas, da ética hoje quase esquecida e dos limites.

Pequenos gestos que eram como uma fórmula, para um bom relacionamento humano. Como dar um bom dia! Pedir licença, por favor, muito obrigada, dar passagem ou lugar para alguém, um abraço, um beijo no rosto, um aperto de mão! Hábitos do dia a dia, que devem ser preservados entre homens, mulheres, idosos e crianças, exercidos naturalmente, independente do local, ou condição social.

Comportamento, modos e maneiras de agir, que faziam toda diferença, bom e agradável de conviver.
A educação é um privilégio, uma prioridade, uma herança que tínhamos orgulho de ter, mesmo na classe mais humilde da terra.

Hoje; praticamente tudo se transformou em condomínios fechados. Os arranha-céus multiplicam-se a cada dia, uma explosão de gente!

A tecnologia trouxe avanços inevitáveis e essenciais, sem dúvida nenhuma. Mas nos afastou do contato pessoal, corpo a corpo, olho no olho.

O ser humano ficou desgastado emocionalmente, substituídos, pelos seus próprios interesses.

O mundo material se desenvolveu, o progresso cresceu, as superações dominam o corpo e a cultura eleva a mente. Mas os valores educacionais e disciplinares estão em decadência.

E o que o mundo precisa... É ter educação!

Poetisa Marta

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A FORÇA ESTÁ COM VOCÊ !

por Alessandra França – Stum

Parafraseando a expressão original do filme Star Wars: "Que a força esteja com você", digo que "a força está com você", algo realmente significativo, principalmente, quando pensamos em forças que podem nos impulsionar a algumas melhorias e soluções em nossa vida.

A pergunta é: Onde está essa força quando precisamos dela?

Para os que se apóiam nas forças dos fatos e das pessoas do seu convívio, certamente essa "força" não se faz suficiente e a depressão e a decepção se fazem presentes como desestimulantes em qualquer processo, pois nenhuma força externa pode ser suficiente para nos impulsionar a seguir a jornada do sucesso que almejamos.

Como encontrar essa força capaz de nos dar domínio sobre nossos impulsos, nossas emoções e nossas atitudes?

É preciso desenvolver o autoconhecimento, pois autoconhecimento significa autocontrole e autodomínio e, quanto mais mergulhamos fundo no nosso universo pessoal (mente e emoções), mais descobrimos nossas forças. De posse dessas forças, seguimos em direção direta aos nossos objetivos praticando ações mais inteligentes e econômicas naturalmente.

A força que qualquer pessoa precisa para realizar qualquer coisa na vida só pode vir dela mesma. Mesmo que ela acredite em Deus, se essa fé não fizer parte de uma força interior, nada adiantará para o êxito em seu intento, ela continuará na periferia de seu ser onde a "força" toma o nome de "esforço" e isso é desastroso para realização de objetivos, porque "esforço" cansa e não tem força de permanência, possui tempo certo para acabar.

Como seria o campo de atuação de uma pessoa consciente e convicta da força interior que possui?

Homens que foram capazes de mudar a história de suas vidas e da humanidade tinham essa consciência da força que possuíam, criaram um campo de atuação onde todos que o ajudaram eram atraídos por essa força que emanavam deles, pois eram fortes líderes que inspiravam as multidões.

Aqueles que não conhecem as próprias forças, usam uma falsa referência exterior (pessoas e situações) criam um campo de desânimo e derrotas. Essas pessoas são inconstantes e oscilam de humor e de planos conforme a moda. Essa inconstância gera indecisão, pouco foco e um campo de força muito frágil, deixando o indivíduo condicionado ao derrotismo, ao pessimismo e, conseqüentemente, ao fracasso.

Como conhecer a si mesmo? Como encontrar essa força interior?

Uma boa pista é começar pelos condicionamentos. Quais a reações que você tem na vida hoje que são condicionamentos da sua infância? O que você gostaria de fazer diferente que você não faz por que foi condicionado a acreditar que não pode fazer por ser perigoso ou arriscado?

Muitos dos condicionamentos nós mantemos por medo ou por prazer. Essa pode ser uma boa dica para começar um processo de autoconhecimento. Que tipo de reação condicionada você utiliza para fugir de uma dor ou ter mais prazer e que não permite que você cresça ou busque novas possibilidades?

Ter as respostas a essas perguntas e possuir um objetivo claro pode levá-lo a descoberta de um campo de força intenso o bastante para superar qualquer obstáculo e tornar qualquer sonho uma realidade.

Pare de viver achando que o mundo exterior deve aceitá-lo ou servi-lo. Descubra as suas forças, aceite o mundo e sirva-o. Você não veio para ser servido, veio para expressar o seu melhor, veio para descobrir seus talentos e usar sua força interior para vencer, servindo mais aos outros e ao mundo do que sendo servido por eles.

Grandes líderes eram grandes servidores da humanidade.

Pense um pouco: O que você tem feito ultimamente e pode fazer melhor ainda hoje para servir alguém dando o melhor de si?

Lembre-se: "A força esta com você!"

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Seremos algum dia Japoneses?

Texto enviado por Marina Hiroko Nishida, obrigada pela colaboração.

RUTH DE AQUINO, é colunista de ÉPOCA

O dinheiro e as barras de ouro estavam em cofres e carteiras de vítimas do tsunami no Japão. Em casas e empresas destruídas. Nas ruas, entre escombros e lixo. Ao todo, o equivalente a R$ 125 milhões. Dinheiro achado não tem dono. Certo?

Para centenas ou milhares de japoneses que entregaram o que encontraram à polícia, a máxima de sua vida é outra: 'não fico com o que não é meu'! E em quem eles confiaram? Na Polícia, que localizou as pessoas em abrigos ou na casa de parentes e já conseguiu devolver 96% do dinheiro.

A reportagem foi do correspondente da TV Globo na Ásia, Roberto Kovalick. A história encantou. “Você viu o que os japoneses fizeram?” Natural a surpresa. Num país como o Brasil, onde a verba destinada às inundações na serra do Rio de Janeiro vai para o bolso de prefeitos, secretários e empresários, em vez de ajudar as vítimas que perderam tudo, esse exemplo de cidadania parece um conto de fadas. O que aconteceu em Teresópolis e Nova Friburgo não foi um mero e imoral desvio de dinheiro público. Foi covardia.

Político japonês não é santo. Em que instante a nossa malandragem deixa de ser folclórica e cultural e passa a ser crime de desonestidade? Por que a lei de tirar vantagem em tudo está incrustada na mente de tantos brasileiros? A tal ponto que os honestos passam a ser otários porque o mundo seria dos espertos?

Eles devolveram às vítimas do tsunami R$ 125 milhões. Precisamos – nós e a Polícia – aprender a agir assim

Um dia, todos precisaremos aprender que não se coloca no bolso, na bolsa, nas meias e nas cuecas um dinheiro que não nos pertence. É roubo.

"Não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço; mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter."

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Salvamento do Leãozinho

O mundo animal é espetacular!
Enquanto as mães de hoje jogam seus filhos no lixo ou os afogam, as mães de quatro patas nos dão lições de vida.
Vejam um exemplo disto, através das fotos abaixo:

Fotógrafo registra cenas de uma leoa resgatando o filhote a beira de um precipício
A mamãe desce no precipício para salvar sua cria
O filhote, esgotado começa a escorregar quando a mãe o segura com a boca e começa outra difícil tarefa de retornar ao topo do barranco.

Filhote são e salvo!!!

A leoa, vitoriosa, acaricia o filhote que acaba de salvar.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Recadinhos dos Anjos

1 - BRILHO
Quem ofende ao próximo ofende a si próprio. Não somos diferentes em nada do próximo. Somos feitos de matéria e Luz. Alguns iluminam muitos caminhos. Outros temem a própria sombra por não terem luz. Para saber se tem luz, observe sempre o reflexo no olhar de quem lhe rodeia.

2 – INVEJA
A inveja é o pior mal que existe sobre a Terra. É o resultado das diferenças, não das igualdades. Tenha piedade de quem tem inveja de você. Essa pessoa não sabe o peso do fardo que carrega sem precisar. Não olhe para trás. Caminhe.

3 – RAZÃO
Quanto já se disse sobre razão. Ou ter razão? Quem tem razão? Ninguém. Ninguém tem razão de nada sobre tudo. Só tem razão quem ama e quer ser feliz. Se você é um destes, tem toda razão para sorrir.

Fábio Del Santoro

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Por Que Julgamos os Outros?

Sessão Saúde e Prevenção

O que faz a vida ser bela é aceitar, admirar e administrar as diferenças. Então vamos tentar não rotular ninguém ou julgar apressadamente...
O primeiro olhar, jamais é totalmente confiável

Você sai de casa maravilhosa e muito bem produzida. O seu coração está muito feliz e você está muito segura! Você sabe que irá encontrar com amigos, alguns mais ou menos e outros que ainda não conhece...

Chegando, aperta a campainha e os seus grandes amigos lhe recebem com carinho e elogios. Até aí tudo bem...

Você passeia os olhos pelo local e procura no rosto das conhecidas o ar de aprovação que recebeu na entrada, mas em vez disso, sente aquele cochichar tão conhecido seu, onde você mesma no passado fez a mesma analise baseada num primeiro olhar e deixou as conhecidas suas de mal com a vida. Você está se vendo num espelho e os erros que já cometeu e tem que aceitar com jogo de cintura. Você, no passado, não foi nem um pouco generosa e foi uma julgadora voraz.

Vamos exemplificar o que nos prejudica a mente e o corpo: Se você não consegue reconhecer as qualidades dos outros e elogiá-los nas suas qualidades, a sua insegurança está maior que a da madrasta da Branca de Neve por não aguentar a doçura dela e ter medo de ser passada para trás. Faça uma analise de quantas vezes já lhe aconteceu isso.

Então para nossa saúde em todos os sentidos, vamos aproveitar alguns ensinamentos práticos da terapeuta psicodramatista Lucilia Carmargo, ela indica a saída à pessoa eliminando a antiga estrutura padronizada.

- Você é dona do seu caminho, então o primeiro passo é admitir que esta errada e elimine o que atrapalha.

- Reflita: O que tenho que fazer para mudar essa atitude?

- Tente se flagrar! Tente identificar os momentos em que você aciona o mecanismo da critica, do julgamento. Não desista! Todos os seres humanos já passaram por isso...

- Tenha opiniões próprias, pois opinar não é julgar.

- E alegre-se a cada passo positivo alcançado. Eles são a senha de que você está conseguindo.

Para finalizar vamos reconhecer as nossas próprias sombras, pois assim não julgamos e começamos a trilhar o caminho do auto-conhecimento e amadurecimento.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sábado, 12 de novembro de 2011

Amizade Animal

Se um cachorro e um cavalo podem se amar assim, será que o ser humano consegue amar o seu próximo?

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Queridas Crianças do Amanhecer



Texto enviado e Canalizado por Blue Angelis em 23/9/11.
www.blueangelis.com


Hoje vocês no Hemisfério Sul estão celebrando o início da primavera, e todos nós, nas dimensões sutis, estamos celebrando que esta será a última primavera (no Hemisfério Sul) antes do AMANHECER da NOVA ERA que será “oficialmente” iniciada no final de 2012 (como muitos canais abertos já transmitiram de nós, das dimensões sutis). Entretanto, esta NOVA ERA foi antecipada para a primavera de 2012 do Hemisfério Sul, quando em cerca de 1 ano, o MESTRE JESUS SANANDA ira RETORNAR, novamente encarnado, e desta vez, no Brasil Central! Ele será concebido fisicamente perto do Natal de 2011!
Este é um momento emocionante para todos nós das dimensões espirituais e Reino Angélico, uma vez que a ENERGIA CRÍSTICA está prestes a ser materializada novamente em um corpo físico, após 2000 anos! A ENERGIA CRÍSTICA fisicamente encarnada será vital para ajudar vocês, que estão se preparando em seus PROCESSOS DE ASCENSÃO, já que se aproxima o MOMENTO DA REVELAÇÃO, no final de 2012, quando vocês (no nível da alma), deverão decidir se querem continuar participando do processo de Ascensão Planetária para a Quinta Dimensão!

O Conselho Cármico planetário decidiu que a Energia do Mestre Jesus Sananda fisicamente encarnada será crucial para ajudá-los neste processo de transição planetária! Entretanto, muitos de vocês não irão reconhecê-lo como JESUS, uma vez que ELE estará vindo em um novo corpo físico, e será concebido com novo DNA físico. Desta forma, a sua aparência física será baseada nos códigos genéticos herdados de seus pais tridimensionais. Embora haja eventualmente um pouco de semelhança entre esta e sua última encarnação física, que ocorreu a cerca de 2000 anos atrás.  Mais ainda, a ENERGIA vinda de seus olhos e mãos, será a mais importante forma que Ele será reconhecido por muitos, mais do que a sua semelhança física com sua última encarnação!
Assim como ocorreu em SUA última encarnação, ELE (como ENCARNAÇÃO FÍSICA DA ENERGIA CRÍSTICA) irá somente encarnar este veículo (corpo tridimensional), após vários anos, quando esse receptáculo estiver totalmente preparado para ancorar uma ENERGIA tão poderosa. Desta forma ELE será o que vocês chamam de walk-in, onde a alma encarnada durante a concepção do corpo tridimensional irá deixar este corpo em certo momento e ELE irá continuar a SUA jornada física em um corpo adulto, totalmente preparado. Isto aconteceu em SUA última encarnação, no momento em que Jesus foi batizado. Este foi o momento em que a ENERGIA CRÍSTICA foi encarnada no corpo tridimensional de Jesus, que foi quase no final de SUA vida física (em seus últimos anos).  Não sabemos ainda quando exatamente esse processo de walk-in irá ocorrer em SUA nova encarnação, mas irá certamente ocorrer.                                                                                                                             
Estamos todos vivendo momentos emocionantes, queridas crianças do AMANHECER! Vocês estão participando no AMANHECER de uma NOVA ERA no processo de Evolução Planetária! Pedimos que nos ajudem – de qualquer forma que sentirem que puderem – para ancorarmos a ENERGIA CRÍSTICA na terceira dimensão do planeta novamente. Embora ESTA ENERGIA nunca os tenha deixado nas dimensões espirituais, ela estará fisicamente presente novamente ATRAVÉS DELE!
Nós os amamos muito!
Em nome dos Arcanjos Melchizedek, Metatron e Miguel, do Reino Angélico e de todos os Seres de Luz e Amor que estão lhes ajudando no Processo de Ascensão Planetária,
EU SOU SAINT GERMAIN

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dicas Inteligentes

NO MINIMO É CURIOSO...

Texto enviado por Nadia Carmona, obrigada pela colaboração.

Comfort e outros amaciantes de primeira linha, tem fixador de perfume na composição, por isso o cheirinho é especialmente duradouro.

Dá para limpar todos os vidros, azulejos e móveis da cozinha por um mês, usando apenas uma ou duas tampinhas de amaciante.

Use o amaciante como lustra móveis - NÃO TEM POEIRA

AMACIANTE - Todos os Usos

- coloque em um frasco de álcool vazio, dois dedos de amaciante, dois
dedos de álcool e complete com água. Aplique em pisos com pano
úmido, alem de limpar, desinfetar, deixa um cheiro gostoso. Aprendi isso
com uma amiga veterinária que aplica diariamente no chão da
clinica, ela me ensinou isso depois que "queimei" as patinhas de minha
cachorrinha com produtos fortes para desinfecção de chão.

Faço passe bem, para passar roupa
1 litro de água,
uma xícara de chá de amaciante,
uma xícara de chá de álcool,
misture tudo, coloca-se em um borrifador, quando passar a roupa, é só
espirrar, é barato e rende muito.

Para deixar o seu piso limpinho, brilhante e cheiroso ao invés de
desinfetante ou aqueles limpa pisos caros coloque na água que servirá
para a limpeza um pouco de amaciante deixa o piso que é uma beleza
você nunca mais vai querer usar outra coisa.

"Esta do amaciante é ótima e aproveito a água da máquina de lavar com amaciante e passo em toda a casa. Deixa a casa perfumada e economiza água."

Uso amaciante como, lustra-móvel, como limpa vidros, limpo geladeira por fora, azulejos, passo nas portas, quando não tenho desinfetante, uso nos banheiros, e onde der eu passo.... ele tem 1001 utilidades...

Eu uso nos meus armários de cozinha, e nos gabinetes do banheiro que são de fórmica branca-fosca. Não manchou nada até hoje... por isso continuei usando... rsrsrs e também descobri o uso do amaciante, porque minha diarista havia manchado meu guarda-roupa que é da cor tabaco com óleo de peroba, ou sei lá o quê... e só consegui tirar depois, de muitos produtos usado, com o amaciante.
Isso já faz mais de 1 ano, e continuo passando amaciante nos móveis e
não ficaram nem ensebados, nem manchados. Mas se você estiver com
medo, passe em um cantinho que não apareça, para fazer o teste e ver
se gosta...

Tirar manchas de cola
Eu uso para tirar mancha de cola do chão, aquela que as etiquetas do tapete deixam, é só colocar em cima e deixar um tempinho, depois é só limpar.

Estava aflita com o meu box. Ele é de vidro fumê bem lisinho.
Por mais que eu lavasse e esfregasse com bom-bril e água sanitária com sabão, algumas manchas simplesmente não saiam. Ontem eu deixei o vidro secar bem e passei bombril seco. Incrível! As manchinhas sairam com a maior facilidade!!! E eu morrendo de tanto esfregar com cândida!!
Quando terminei eu dei polimento com uma mistura de álcool e comfort.
-Coloquei 200ml de amaciante e preenchi com álcool até ele ficar ralo o suficente para passar pelo tubinho de spray. Apliquei com um pano bem macio e bem seco em movimentos circulares e em um minuto estava tudo brilhando. O truque foi apertar o spray apenas uma vez em cada área do vidro e esfregar em movimentos circulares até sumir. Quando o pano já estiver levemente úmido, não precisa reaplicar. Quanto mais produto, mais trabalho para fazê-lo sumir.

Essa mistura de álcool e confort eu passei levemente no sofá e nas cortinas. A casa está cheirosa por HORAS. O banheiro idem.

Acho legal borrifar (levemente) também nos edredons e tapetes na hora de por no sol.

Também pode ser passado este spray nas camas, todos os dias de manhã.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Definição de filho por José Saramago

Texto enviado por Maria José Cordeiro, obrigada pela colaboração.

"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Não é nosso, recordam-se? É apenas um empréstimo".

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Terapia com Pedras Quentes no combate ao estresse

Quem nunca se viu à beira de um ataque de nervos? Hoje só se vê isso!!!
O estresse causado pelo dia a dia nos deixa com mau humor, irritação, cansaço e aquela sensação de que a qualquer hora iremos atacar alguém. Para amenizar este sentimento, existem diversas terapias, sendo que uma delas vem ganhando grande destaque: a Terapia com Pedras Quentes.

Esta técnica já era muito utilizada no Egito antigo e é até citada no Velho Testamento. Em países como os Estados Unidos e em alguns lugares da Europa, ela chegou em meados da década de 1990. No Brasil, foi trazida pela esteticista Ala Szerman no início do ano 2000.

Os movimentos realizados na terapia têm sua origem na massagem sueca e no shiatsu. As pedras utilizadas são basálticas, como os seixos de rio, ou as vulcânicas, podendo ser acompanhadas ainda de pedras semipreciosas e até mesmo cristais. Por serem em sua maioria extremamente macias e porosas, elas possibilitam a retenção de calor em seu interior por algum tempo.

O que determina os formatos e os tamanhos das pedras é o local da aplicação, pois devem se encaixar quase que perfeitamente no corpo. Algumas técnicas de massagem e óleos vegetais e aromáticos completam esta experiência relaxante.

As pedras são dispostas ao longo dos músculos, no intuito de transmitir energia que religa a força interior. A aplicação é profunda. Ao receber a terapia, somos convidados a um profundo resgate de nossa conexão com a terra, de nossa natureza original, e com as energias que dela emanam.

Algumas pedras são aquecidas e dispostas em pontos fixos do corpo, como mãos, pés, pescoço, ao longo da coluna, na região lombar e sobre os pontos energéticos correspondentes aos os sete chakras principais. O procedimento é simples e indolor, sempre respeitando a sensibilidade ao calor da pessoa que está recebendo o tratamento.

As pedras vão deslizando sobre o corpo e liberando o calor, que penetra profundamente na musculatura, agindo também sobre os órgãos internos, o sistema linfático e a circulação sanguínea. É um ótimo tratamento para o alívio das cólicas e dores crônicas.

A terapia dura entre 60 e 90 minutos. A sensação final é uma grande serenidade emocional, proporcionando leveza e paz mental. É como se o seu corpo se libertasse de todo o estresse e das travas musculares que normalmente impedem nossa livre expressão na vida diária.

Genial não é mesmo?

Luz e Paz,

Marilda Jorge

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Respondendo E-mails


Marilda para que serve a Castanha da Índia e como podemos usá-la?

Nome científico da Castanha-da-Índia: Aesculus hippocastanum L.

Família da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: Hippocastanaceae.

Sinônimos botânicos da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: Hippocastanum vulgare.

Constituintes químicos da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: aescina, aesculina, fraxina, saponinas triterpenoídicas (aescina e aescigenina), flavonóides (canferol, quercetina, rutina, astragalin e quercetrina), heterosídeos cumarínicos (fraxina, escopolina, aesculetina, aesculosídeo e aesculina), óleos fixos (ácidos oléico, linoléico, palmítico, esteárico, e linolênico), taninos (ácido esculitânico, epicatequina, leucocianidina, leucodelfinina,), fitosteróis, bases nitrogenadas (guanina, adenina, e adenosina), alcalóides imidazólicos (alantoína), aminoácidos (arginina), ácidos orgânicos (cítrico, úrico), resina, vitaminas (B, K1, C, caroteno e pró-vitamina D), proteínas e açúcares.

Propriedades medicinais da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: adstringente, antiedêmica, anti-hemorroidal, antiinflamatória, estimulante, hemostática, redutora da permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora, vasoprotetor.

Indicações da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: afecções circulatórias, circulação periférica (ativação da), coceira (úlceras varicosas/varizes), cólicas menstruais, dores venosas, edemas por má circulação, flebites, hemorróida, insuficiência crônica venal, varizes, pele (dermatite, eczema, inflamações gerais), peso e dor nas pernas, tpm, úlceras varicosas, varizes, vermes.

Parte utilizada da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: folhas, sementes, frutos.

Contra-indicações/cuidados da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: gravidez, nutrizes, crianças. Não usar com anticoagulante, pois pode potencializar a ação de anti-coagulação.

Efeitos colaterais da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum: super dosagens para tratamento de edema, em casos de fraturas e pós-operatório, pode causar insuficiência renal aguda.
Os saponosídeos podem causar irritação das mucosas digestivas. Os esculosídeos podem causar dermatite de contato. A escina (saponina) produz hemólise do sangue (in vitro).
Intoxicação por super dosagem: prurido, fraqueza, diminuição da coordenação, dilatação da pupila, vômito, depressão do sistema nervoso central, paralisia e estupor.

Modo de usar da Castanha-da-Índia Aesculus hippocastanum:
- decocção das cascas e sementes a 5 %: uso externo. Para lavagens, compressas, aplicar durante 15 minutos sem friccionar: doenças da pele como dermatites, eczemas e inflamações gerais;
- tintura para uso interno e externo;
- sabonete, é indicada no tratamento de combate à pele oleosa. Pode ser usada como aditivo de protetores solares;
- decocção de 30 a 50 g de casca em 1 litro d'água. Beber 250 a 500 ml ao dia;
- infusão de 30 g de folhas em um litro de água. Beber dois a três copos por dia;

Obs: Antes de tomar qualquer erva, verifique com um fitoterapeuta o seu verdadeiro caso.

Luz e Paz,

Marilda Jorge
Site Meter