Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2011

QUATRO ANOS DO BLOG DO CAMINHO!!!

É Festa e tem bolo para todos!!!

Meus queridos amigos como tenho a agradecer! Agradecer todas as energias que nos ajudaram a chegar aqui com o nosso Blog do Caminho, que é um trabalho voluntário e de Amor e Compaixão.

Agradecer os colaboradores e seguidores em todos estes anos, aqueles, que fazem o blog ser lido em vários lugares do mundo e em todo o Brasil.

Obrigada! Obrigada aos amigos e amigas do Facebook que participam e são tão carinhosos em seus grupos e individualmente.

Muitos beijos e milhões de felicidades para aqueles que o Niver é hoje, junto com o Blog do Caminho.

E agora um enorme bolo gostoso e vistoso para todos!

Comam a vontade, pois é dia de festa!!!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Prosperidade 2

Uma das principais coisas que determinam à prosperidade de uma pessoa é a sua atitude mental. Nosso subconsciente determina tudo o que experienciamos em nossa vida, inclusive nossa relação com o dinheiro.

Podemos ver o subconsciente como um escravo, que faz exatamente o que sua mente mandar. Para ele, não existem ordens boas ou más, apenas ordens, ou seja, não importa se a sua atitude mental é benéfica ou prejudicial para você, ele irá cumpri-las à risca.

Se você acha que é fácil arranjar emprego, o emprego vem fácil até você. Se você acha que ganhar dinheiro é difícil, então o dinheiro virá com dificuldade até você.

Se você cresceu ouvindo que o dinheiro é sujo, você provavelmente terá dificuldades para ganhar dinheiro, pois em seu subconsciente o dinheiro será equivalente a sujeira, e como ninguém quer ser sujo, sua mente afastará a "sujeira" do dinheiro de sua vida.

Mude a sua atitude mental sobre o dinheiro e você mudará a sua vida. Coloque em sua mente que o dinheiro vem fácil, e ele virá fácil até você. E saiba usa-lo e comanda-lo e não ele a você...

Luz e Paz,

Marilda Jorge

terça-feira, 28 de junho de 2011

Prosperidade

Será que sabemos de verdade o que é ser próspero? A maioria de nós liga a palavra prosperidade com bens materiais, como dinheiro e status.

Grande erro!!! Ser próspero é ver o que a vida tem nos dado e o que damos aos que nos rodeiam junto à Mãe Natureza. O ser que é próspero sabe dar e receber sem mesquinhez ou medo. Ele sabe que faz a Roda da Fortuna girar, quando dá e recebe. Isso começa com os que nos rodeiam, seja no meio familiar, com amigos ou no trabalho e até com desconhecidos.

Uma cabeça próspera não trabalha com avareza, a crítica e a malquerência. Ela usa de todas as formas o amor ao próximo como a si mesmo. Sabe que nem sempre tem a haver com status, bens ou moeda corrente. E já detectou que muitos seres que são muito ricos em espécie ou bens são muito pobres de intelecto ativo, luz, amor, saúde e compaixão, e não são prósperos nem consigo mesmo.

O mundo atual exige um EU verdadeiro e energizado, independente de religião, modus-vivendi ou trabalho que faça.

A prosperidade correta traz luz às nossas dúvidas, traz soluções para os que nos rodeiam e muita energia saudável para tudo o que almejamos.

Desejo um mundo próspero para todos!!!

Isso se chama prosperidade no século 21.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vamos Analisar e Refletir...

Sessão Saúde e Prevenção

Tantas são as informações que recebemos e do que devemos fazer no dia a dia para sermos felizes, que chegamos a um ponto onde precisamos levar conosco um manual!!!

Nada disso funciona se cada um de nós é tão diferente e precisamos de atitudes individuais usando o nosso livre pensar, onde o cair e levantar faz parte do aprendizado.

Exemplo disso é quando precisamos de um tempo! Tempo para ficarmos sozinhos, não ter celular tocando, não entrar em qualquer meio de comunicação e esquecer o mundo lá fora! O silêncio é o melhor medicamento para a alma e para o espírito, o seu físico agradece, melhora o seu humor e os seus dias vão ficar mais doces.

Isso é um luxo que independe de termos ou não dinheiro e poucos o conseguem... mas, se respeitar estes momentos, sua vida vai melhorar sem nenhum manual e todos vão se sentir mais seguros nesta independência.

Pensem nisso e tentem ver que a felicidade só depende da sua cabeça e de como você descomplica a sua complicação. Se os outros lhe julgam, o problema é deles, e não seu.

Um grande amigo e estudioso do assunto definia as pessoas com uma única frase e esta resolvia tudo para ele: “Não adianta dar um tapa na cara de quem não sente”... isso é para ser bem analisado...

Cuide do seu tempo como o tesouro mais precioso! E seja feliz!!!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

domingo, 26 de junho de 2011

Pensamento do Dia

As nossas preocupações devem ser naturais. As naturais não forçam, não cansam, não maltratam, não incomodam nem molestam. O esforço que excede em demasia, só acarreta falta de qualidade de vida e causa o famoso stress dos dias atuais.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Filhos

De José Saramago

Texto enviado por Dr. Luiz Carlos, obrigada pela colaboração.

Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. 

Isto mesmo!

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder?

Como? 

Não é nosso, recordam-se? 

Foi apenas um empréstimo.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Yoga: Pratique exercícios e renove as energias

Se você pertence àquele grupo de mulheres que não gosta de praticar esportes, mas sabe de seus benefícios e sua necessidade em nossas vidas, anime-se! Mais do que um exercício físico, Yoga é também um exercício mental. Para quem quer relaxar, meditar e entrar em contato com o universo, esta é uma ótima opção.

Para muitos, Yoga é um estilo de vida, uma filosofia. Sua prática proporciona aos seus adeptos um equilíbrio entre corpo, mente e espírito, além de ensinar a manter uma postura correta e melhorar a respiração. 

Problemas do dia-a-dia como cansaço, estresse, irritabilidade, insônia, lapsos de memória, entre outros, também podem ser minimizados com a prática da Yoga.

Mas, para isso é necessário suar a camisa. Alonga dali, estica daqui, fica de ponta cabeça... Yoga é um exercício que exige muita dedicação e esforço. E não pense que por trazer tantos benefícios à nossa mente, essa prática não seja tão benéfica para o nosso corpo. Braços, pernas e, é claro, a barriga, ganham novas formas, mais músculos e menos gordura!

Então, vamos lá! Deixe de preguiça e comece a se exercitar. Afinal, nada melhor do que poder revitalizar nossas energias e ainda perder alguns quilinhos!

Luz e Paz,
Marilda Jorge

quarta-feira, 22 de junho de 2011

EMAGREÇA A SUA COMIDA

Texto enviado pela revista Suadieta.

Existem alguns alimentos dos quais não conseguimos abrir mão, nem mesmo quando precisamos perder alguns quilinhos. Por isso, a dica é que você diminua a quantidade de gordura presente neles. Quer saber como? Confira as 10 dicas que preparamos para você!

1 – Após assar uma pizza, pressione uma folha de papel toalha sobre ela. A gordura do queijo será, em grande parte, eliminada.

2 – Quando quiser comer uma carne moída, antes de prepará-la, coloque-a em um refratário forrado com papel toalha e leve por dois minutos ao forno microondas. Você verá quanta gordura ficará no papel!

3 – Bateu vontade de comer omelete? Use apenas um ovo inteiro! Se quiser aumentar a porção, acrescente apenas a clara dos demais ovos.

4 – A receita manda usar creme de leite? Substitua por iogurte natural desnatado! O sabor não é alterado e o prato fica muito mais leve e saudável!

5 – Ainda falando sobre substituição, elimine o bacon e opte por peito de peru defumado. Até mesmo no feijão, essa dica fica uma delícia!

6 – Mora sozinho e vê nos empanados uma ótima solução para as suas refeições? Então, ao invés de fritá-los, asse-os! Fica crocante do mesmo jeito e você consegue diminuir consideravelmente a quantidade de gordura!

7 – Após preparar uma sopa, leve-a à geladeira por, no mínimo, duas horas. Você verá que a gordura existente formará uma crosta na superfície. Retire esta crosta e esquente-a novamente para consumir!

8 – Ao comprar uma carne, escolha aquelas que têm uma camada de gordura visível. Assim, fica mais fácil de você retirá-la, antes mesmo do seu preparo.

9 – Quando for assar uma carne, use grelhas sobre as assadeiras. Desta maneira, a gordura escorre e perde de vez o contato com o alimento!

10 – Não conseguiu seguir nenhuma destas dicas e acabou exagerando na ingestão de gordura? Coma frutas ricas em fibras de sobremesa! Elas ajudam a reduzir a absorção desta inimiga pelo nosso organismo.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Para todos que têm cães...

Texto enviado por Carmem Filizola, obrigada pela colaboração.

Não conheço o autor.

01) Lembre-se de que os meus cachorros vivem aqui. Você não.

02) Sim, os cachorros têm hábitos desagradáveis. Eu também, assim como você. E daí?!

03) Claro que eles cheiram a cachorros. Já percebeu como nós, humanos, cheiramos ao final de um dia de trabalho? Coloque-se no lugar de alguém que tem um olfato 400 vezes mais sensível que o seu e sempre o receberá com explosões de carinho no retorno ao lar.

04) Se existisse algum risco dos cachorros mordê-lo (la), eu não os deixaria se aproximarem de você. Porém, não posso impedi-los de responder a agressões, as quais podem ocorrer até em pensamento, seja para com eles, seja para comigo a quem devotam fidelidade. Os cachorros percebem, tenha certeza.

05) Lembre-se que cachorros não mentem nem fingem.

06) Aqui cachorros recebem os devidos cuidados veterinários, alimentação sadia e cuidados higiênicos. Sua companhia é altamente recomendada pelos médicos, e a maioria das doenças que contraímos ao longo da vida, com certeza são transmitidas por outros humanos.

07) Há diversas situações nas quais cachorros são preferíveis a pessoas.
Afinal de contas, sempre podemos confiar inteiramente em sua fidelidade e sinceridade.

08) Para alguns eles são simples cachorros. Para mim são filhos adotivos que andam de 4 e não falam tão claramente. Eu não tenho problema em nenhum desses pontos. E você?

09) Eles são mais sensíveis que nós, bastando se aproximar para distinguir com clareza os verdadeiros amigos, das pessoas falsas. Sim, eles sabem a diferença!!!

10) Ah você não gosta realmente dos animais? Então não seja meu amigo, pois eu os amo e respeito!!!

Luz e Paz!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O perigo da sedução

Sessão Saúde e Prevenção

Quando se fala de sedução, logo imaginamos seres lindos que usam roupas sensuais ou em filmes de amor. Hoje está na moda seduzir e falar disso, como algo importante na vida das pessoas.

Não conheço uma mulher ou um homem que já não tenha tentado seduzir o seu parceiro. Creio, inclusive, que é uma atitude saudável se for usada em proporções corretas. 

Cuidar de si, do seu corpo, arrumar os cabelos; tratar do espírito também faz parte. Enfim, dar ao mundo o nosso melhor. Tudo bem... O que não é recomendável é se manter sofrendo porque não alcançamos o objetivo de nossa sedução.

Queremos ser amados, aceitos e acolhidos. Queremos também que o nosso próximo faça o mesmo por nós... E isso, nem sempre sai como desejamos. Queremos amar, mas não sabemos nossos próprios sentimentos e desafios. Tentamos seduzir o mundo à nossa volta para preencher o vazio interior. E parece que quanto mais colocamos coisas na nossa vida, mais ocos nos tornamos.

Quando se usa a sedução como técnica de conquista, seja nos relacionamentos, no trabalho ou com os amigos, fica muito complicado após algum tempo. Ficamos dependentes de uma mascara, onde o comportamento repetitivo trás sempre a carência de algo, de alguém ou de situações ilusórias. Tentar seduzir o mundo é mostrar o quanto se está vazio e sem auto-estima.

Hoje, a maioria das pessoas reclama dos relacionamentos, mas se esquecem do item principal: “Será que são verdadeiros e reais nas sua atitudes ou sentimentos?”

Conquistar é fácil, manter o relacionamento vai depender, e muito, do quanto da sua verdade foi mostrada sem sedução.

Nas minhas Terapias da Busca, escuto pessoas que seduzem dia e noite para continuar vivendo. Seduzem a família, os colegas de trabalho e até os amigos, tudo por medo de não serem amados e apreciados.

Dizer sim é ótimo e dizer não, quando necessário, melhor ainda. Saber viver é uma arte muito cara e preciosa para desperdiçarmos com sedução, onde somente agradamos o outro e esquecemos de ser feliz.

Tente ser o ser mais verdadeiro neste tempo, pois os anos que estão por vir serão muito complicados para todos que estereotipam e vivem numa vitrine. Busque o amor verdadeiro nos relacionamentos e verá o quanto é simples ser feliz sem viver uma mentira.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

domingo, 19 de junho de 2011

Réquiem ao Knut

Este vídeo é uma homenagem ao Ursinho Knut, pequeno filhote de urso polar que nasceu em 2006 no zoológico de Berlin e foi rejeitado por sua mãe.

O tratador Thomas Dörflein (um grande homem, falecido em 2008), cuidou do pequeno ursinho com todo carinho, mesmo que alguns "defensores de animais" tenham, na época, feito uma campanha para que Knut fosse sacrificado, com a desculpa de que o convívio com o ser humano estava "estragando" a vida do animal.

Knut faleceu em 2011, de um mal súbito, e sua morte foi testemunhada por aproximadamente 700 pessoas que o estavam visitando no zoológico.

O pequeno Knut veio para esse planeta com uma missão: mostrar a verdadeira natureza da natureza; que um animal selvagem, quando criado com amor, retribui esse amor, e que não precisamos ter medo deles, pois uma criação de Deus (o animal) não pode ferir outra criação de Deus (o ser humano). O vídeo abaixo mostra que ele cumpriu sua missão.

Fique na Luz e na Paz, Knut!!! Obrigada por ter vindo e vivido conosco!!!

Marilda Jorge

sábado, 18 de junho de 2011

Seja um Colaborador e Seguidor do Blog do Caminho

Você gostaria de participar do blog como colaborador? É muito simples! Envie a sua matéria ligada a qualidade de vida, pelo e-mail: marildajorge@gmail.com, com os devidos créditos.

Para quem me pergunta sempre como ser um seguidor do blog?

Você gostaria de ser um seguidor do Blog? Então entre no blog e veja o botão “Seguir” no lado esquerdo. Clique nele. Faça o login usando uma conta que já tenha sido criada pelo Google. Aparecerá uma janela para entrar nos seus e-mails...
Aí é só entrar e colocar os seus dados.

Obrigada e espero que aproveitem!!!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tarot - A Rota da Vida




Para quem não conhece, o Tarot é uma ferramenta muito útil de crescimento interior, pois o mesmo mostra situações, detalhes da vida e eventos relacionados à pessoa ou a parentes e amigos.

Com a consulta de Tarot, é possível descobrir o processo evolutivo e estágio atual de cada pessoa, e fazer um levantamento kármico completo, para que possa ser indicada a melhor terapia a ser aplicada sobre a pessoa.

O Atelier Caminho disponibiliza atendimento e cursos de Tarot. Para saber mais sobre o Tarot, clique aqui. Para marcar uma consulta ou saber mais sobre os cursos, clique aqui ou ligue para o telefone (11) 4999-4862, das 14 as 23 hs.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Recolhimento Sagrado do Feminino

Do Site Doce Limão de Conceição Trucon

Por Tatiana Menkaiká

Observando os ciclos de nosso corpo, entramos em sintonia com o corpo maior e organismo vivo e pulsante que é a Mãe Terra. Nós, mulheres, carregamos em nosso corpo - nosso útero - todas as Luas, todos os ciclos, o poder do renascimento e da morte. Aprendemos com nossas ancestrais que temos nosso tempo de contemplação interior quando, como na Lua Nova, nos recolhemos em busca de nossos sonhos e sentimentos mais profundos. As emoções, o corpo, a natureza são alterados conforme a Lua gira em torno da Terra.

Nas tradições antigas, o Tempo da Lua era o momento em que a mulher não estava apta a conceber, era um período de descanço, onde se recolhiam de seus afazeres cotidianos para poderem se renovar. "É o tempo sagrado da mulher", o período menstrual, conforme nos conta Jamie Sams, "durante o qual ela é honrada como sendo a Mãe da Energia Criativa". O ciclo feminino é como a teia da vida e seu sangue está para seu corpo assim como a água está para a Terra. A mulher, através dos tempos, é o símbolo da abundância, fertilidade e nutrição. Ela é a tecelã, é a sonhadora.

Nas tradições nativas norte-americanas há as "Tendas Negras", ou "Tendas da Lua", momento em que as mulheres da tribo recolhem-se em seu período menstrual. É o momento do recolhimento sagrado de comtemplação onde honram os dons recebidos, compartem visões, sonhos, sentimentos, conectam-se com suas ancestrais e sábias da tribo. São elas que sonham por toda a tribo, devido ao poder visionário despertado nesse período. O negro é a cor relacionada à mulher na Roda da Cura. Também são recebidas nas tendas as meninas em seu primeiro ciclo menstrual para que conheçam o significado de ser mulher. Esse recolhimento não é observado somente entre as nativas norte-americanas, mas também entre várias outras culturas.

Diversos ritos de passagem marcam a vida de meninas nativas no seu primeiro ciclo menstrual. Entre os Juruna, quando a Lua Nova aponta no céu, é momento de as meninas se recolherem para suas casas. As meninas kanamari, do Amazonas, também ficam reclusas enquanto dura seu primeiro sangramento, sendo alimentadas somente pela mãe. Assim ocorrem com as meninas tukúna que nesse período de reclusão aprendem os afazeres e a essência do que é ser uma mulher adulta. Observa-se, em alguns casos, como parte do rito, cortar o cabelo e pintar o corpo de negro. São ritos de honra à mulher, e não o afastamento das mesmas pela impureza, como foi mal-interpretado por muitas outras culturas, principalmente a nossa ocidental extremamente influenciada pelos valores cristãos.

Nossos corpos mudam nesse período, fluem nossas emoções e estamos mais abertas a compartilhar com outras mulheres, como uma conexão fraternal. Ao observarmos nossos ciclos em relação à Lua, veremos que a maioria das mulheres que não adotam métodos artificiais de contracepção e que fluem integradas ao ciclo lunar, têm seu Tempo de Lua durante a Lua Nova.

É importante observarmos como fluímos com a energia da Lua e seus ciclos, e em que período do ciclo lunar menstruamos. A menstruação é um chamado do nosso corpo ao recolhimento, assim como a Lua Nova é um período de introspecção, propício ao retiro e à reflexão. A Lua Cheia proporciona expansão e, se nossos corpos estão em sintonia com as energias naturais, é o período em que estaremos férteis.

Quantas mulheres atualmente deixaram de observar os ciclos do próprio corpo? Quantas deixaram de conectar-se com as forças da natureza, deixaram de lado a riqueza desse período de introspecção, recolhimento e contemplação de si mesmas? No nosso Tempo de Lua sonhamos mais, estamos mais abertas à sabedoria que carregamos de nossas ancestrais. Aproveite esse período para conhecer e explorar seu interior, agradecendo os dons e habilidades que possui.

Compartilhe com outras mulheres esses momentos sagrados de respeito e fraternidade. Ouse sonhar e exercer seu lado visionária. Note que ao estar em conexão com todas as mulheres e com a própria Mãe Terra, muitos sintomas tidos como incômodos vão desaparecendo. Muitos destes sintomas são a rejeição desse período. Com a competição resultante dos valores da sociedade moderna, muitas de nós esqueceram de ouvir a si mesmas, de sentir a necessidade de seus próprios corpos e corações.

Para finalizar, segue um trecho sobre a Tenda da Lua, de Jamie Sams, falando-nos sobre a importância desse ciclo de religação com a Terra e a Lua:

"O verdadeiro sentido dessa conexão ficou perdido em nosso mundo moderno. Na minha opinião, muitos dos problemas que as mulheres enfrentam, relacionados aos órgãos sexuais, poderiam ser aliviados se elas voltassem a respeitar a necessidade de retiro e de religação com a sua verdadeira Mãe e Avó, que vêm a ser respectivamente a Terra e a Lua. As mulheres honram o seu Caminho Sagrado quando se dão conta do conhecimento intuitivo inerente a sua natureza receptiva. Ao confiar nos ciclos dos seus corpos e permitir que as sensações venham à tona dentro deles, as mulheres vêm sendo videntes e oráculos de suas tribos há séculos. As mulheres precisam aprender a amar, compreender, e, desta forma, curar umas às outras. Cada uma delas pode penetrar no silêncio do próprio coração para que lhe seja revelada a beleza do recolhimento e da receptividade."

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O segredo da felicidade está em se permitir viver

Revista Zastros

Você faz parte daquele grupo de pessoas que não dá um passo sem pensar nas consequências que tal atitude poderá provocar? Tudo bem que um pouco de precaução não faz mal a ninguém, mas, deixar de viver certas situações por elas não estarem programadas e condizerem com a sua rotina, aí é se privar do que a vida pode ter de melhor.

De que vale uma vida sem surpresas, sem aventuras, sem o inusitado? Viver não pode ser apenas cumprir com as suas obrigações. Estudar e trabalhar são tarefas que fazem parte da vida de todos nós, porém, só conseguimos sucesso netas funções quando aliamos tais compromissos com alguns momentos de prazer.

Você já se perguntou o que realmente te deixa feliz? Você está feliz neste momento? Você consegue fazer alguém feliz? Perguntas simples e que parecem até banais podem mudar os nossos pensamentos e nos trazer coragem para transformar a realidade. É disso e somente disso que você precisa para se encorajar e deixar de lado as angústias e as lamentações.

Permita-se ficar de pernas para o alto; permita-se acordar tarde em dias que estiver realmente cansado; permita-se experimentar novos sabores, novos programas; permita-se conhecer novas pessoas e novas culturas; permita-se sonhar e amar como se hoje fosse a sua última chance. Enfim, permita-se viver da maneira mais intensa que você puder. Só assim você conseguirá experimentar o sabor da verdadeira felicidade.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Para os meus amigos que já passaram dos 40 anos

Respondendo E-mails

Este assunto já foi martelado algumas vezes, mas vale a pena falar outra vez.

Você que me perguntou de vitaminas e minerais antioxidantes, segue abaixo o que é mais importante para todos:

*Vitamina E, Vitamina C, BetaCaroteno, Zinco, Coenzima Q-10, Cálcio, Magnésio, Cromo e Selênio.*

Todos eles são antioxidantes e a vitamina E é um anti-radical livre.

Para Jean Carper, cerca de 100% das doses diárias recomendadas de ingestão de vitaminas e minerais estão concentradas nesses comprimidos. Nas verduras e frutas, graças aos agrotóxicos e por pesquisas médicas, as vitaminas estão bem diminuídas o que é lamentável.

Para quem tem imunidade baixa, o Zinco funciona aumentando o sistema imunológico.

Aconselho passar por um médico ortomolecular e fazer um levantamento do que o seu corpo precisa, pois cada ser humano está em num patamar diferente.

Você me perguntou do Cálcio no organismo...
Ele é mais que um salvador de ossos. As células precisam dele para atuar bem. Também recomendo uma avaliação. Alguns alimentos têm muito cálcio: Leite e derivados, couve e sardinha, mas não o suficiente. São necessários de 1000 a 1 miligrama por dia e precisam do sol ou da vitamina D, para segurarem sua função no organismo. Isso tudo, repito, após uma avaliação correta.

As vitaminas e minerais citadas acima,* são extremamente importantes e nos ajudam a conservar a saúde com equilíbrio.

Beijos e muita Saúde!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

domingo, 12 de junho de 2011

Dia dos Namorados

Como é gostoso em qualquer idade receber um beijo, um abraço ou um carinho neste dia 12 de junho... rsos... presentes então, nem se fala... é bom dar e receber em qualquer dia ou data. E foi numa conversa com uma conhecida, que me veio a matéria de hoje.

Pesquisa feita em 2011, por uma mãe de seis filhos: O menor com 4 anos, as gêmeas com 10, o garoto com 16, a filha de 18 e a mais velha com 20 anos. A grande preocupação desta mãe: Felicidade para os seus filhos.

Conversei com duas crianças e elas disseram veementemente: Os nossos namorados são lindos e fofos, ficou marcado da gente neste dia 12 dar o primeiro beijo! (idade 11 anos) Lindo! Mas beijo com hora marcada... e programado... hummm, não sei não!!!

Tais têm quinze anos e fica muito com alguns carinhas... “nas festas que vou a gente curte o momento”... “não acreditamos muito em dia dos namorados e achamos tudo isso... de amor verdadeiro... muito chato!”

Dia dos namorados é para fazer bastante sexo e a gente vai pro motel... é só no rala e rola... (Bia de 18 anos)

Estou sem namorado e não consigo arranjar um que preste, alias estou investindo na minha carreira e não dá tempo... (Fabiana 28 anos)

E por ai vai esta pesquisa com muitas mulheres que estão se esquecendo de curtir e viver com amor, em qualquer data! Você não acha isso horrível Marilda?

Conclusão dela: Meus filhos se espelham em nós, os pais deles! Somos namorados sempre e deixamos um grande exemplo neste legado... muito amor todos os dias, isso independente do dia!!!

E você, qual exemplo está passando para os seus filhos? E veja bem, esta mulher é feliz e trabalha muito! Gostei da pesquisa e dou parabéns pela sua vida e sua família!!!

Pensem nisso, recebam os meus Beijos e Feliz Dia dos Namorados sempre!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sábado, 11 de junho de 2011

Para refrescar a alma no sábado...

Texto enviado por Maria José Queiroz de Cordeiro, obrigada pela colaboração.

Meu Querido Diário:
Hoje começo a fazer dieta. Preciso perder 8 kg. O médico me aconselhou a fazer um diário, onde devo colocar minha alimentação e falar sobre o meu estado de espírito. Sinto-me de volta à adolescência, mas estou muito empolgada com tudo. Por mais que dieta seja dolorosa, quando conseguir entrar naquele vestidinho preto maravilhoso, vai ser tudo de bom.

Primeiro dia de dieta:
Uma fatia de queijo branco. Um copo de diet shake. Meu humor está maravilhoso. Me sinto mais leve.

Segundo dia de dieta:
Uma saladinha básica. Uma fatia de queijo branco. Algumas torradas e um copo de iogurte. Ainda me sinto maravilhosa. A cabeça dói um pouquinho,
mas nada que uma aspirina não resolva.

Terceiro dia de dieta:
Acordei no meio da madrugada com um barulho esquisito. Achei que fosse ladrão. Mas, depois de um tempo percebi que era o meu próprio estômago.
Roncando de dar medo. Tomei um litro de chá. Fiquei urinando o resto da noite.
Anotação: Nunca mais tomo chá à noite.

Quarto dia de dieta:
Estou começando a odiar salada. Me sinto uma vaca mascando capim. Estou meio irritada. Mas acho que é o tempo. Minha cabeça parece um tambor. Janaína (aquela estagiaria novinha) comeu uma torta alemã hoje no almoço. Mas eu resisti. Comi só duas fatias de queijo branco.
Anotação: Odeio Janaína

Quinto dia de dieta:
Juro por Deus que se ver mais um pedaço de queijo branco na minha frente, eu vomito! No almoço, a salada parecia rir da minha cara. Gritei com o boy hoje! E com a Janaína. Preciso me acalmar e voltar a me concentrar. Comprei uma revista com a Gisele na capa. Minha meta. Não posso perder o foco.

Sexto dia de dieta:
Estou um caco. Não dormi nada essa noite. E o pouco que consegui, sonhei com um pudim de leite. Acho que mataria hoje por um brigadeiro…

Sétimo dia de dieta:
Fui ao médico. Emagreci 250 gramas . Tá de sacanagem! A semana toda comendo mato. Só faltando mugir e perdi 250 gramas! Ele explicou que isso é normal. Mulher demora mais emagrecer, ainda mais na minha idade. O FDP me chamou de gorda e velha! Anotação: Procurar outro médico.

Oitavo dia de dieta:
Fui acordada hoje por um frango assado. Juro! Ele estava na beirada da cama, dançando dança do ventre.
Anotação: O pessoal do escritório ficou me olhando esquisito hoje, Janaína diz que é porque estou parecendo o Jack do ‘Iluminado’.

Nono dia de dieta:
Não fui trabalhar hoje. O frango assado voltou a me acordar, dançando a kara karamba kara karaô dessa vez. Passei o dia no sofá vendo tv. Acho que existe um complô. Todos os canais passavam receita culinária. Ensinaram a fazer Torta de morangos, salpicão e sanduíche de rocambole.
Anotação: Comprar outro controle remoto, num acesso de fúria, joguei o meu pela janela.

Décimo dia de dieta:
Eu odeio Gisele Bundchen! Com photoshop até a Dercy Gonçalves fica gostosa.

Décimo - primeiro dia de dieta:
Chutei o cachorro da vizinha. Gritei com o porteiro. O boy não entra mais na minha sala e as secretárias encostam na parede quando eu passo.

Décimo - segundo dia de dieta:
Sopa.
Anotação: Nunca mais jogo pôquer com o frango assado. Ele rouba.

Décimo - terceiro dia de dieta:
A balança não se moveu. Ela não se moveu! Não perdi um mísero grama! Comecei a gargalhar freneticamente. Assustado, o médico sugeriu um psicólogo.
Acho que chegou a falar em psiquiatra. Será que é porque eu o ameacei com um bisturi?
Anotação: Não volto mais ao médico, o frango acha que ele é um charlatão.

Décimo - quarto dia de dieta:
O frango me apresentou uns amigos. A picanha é super gente boa, e a torta, embora meio enfezada, é um doce.

Décimo - quinto dia de dieta:
Matei a Gisele Bundchen! Cortei ela em pedacinhos e todas as fotos de modelos magérrimas que tinha em casa.
Anotação: O frango e seus amigos estão chateados comigo. Comi um pedaço do Sr. Pão. Mas foi em legítima defesa. Ele me ameaçou com um pedaço de salame.

Décimo sexto dia:
Não estou mais de dieta. Aborrecida com o frango, comi ele junto com o pão. E arrematei com a torta. Ela realmente era um doce…

Frase de Reflexão:
‘Certas dietas são simples: basta cortar o açúcar, as frituras, as massas, as bebidas alcoólicas, os pães e os pulsos.

Um ótimo fim de semana para todos!!!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dores do Frio

Texto do Dr. Fabio Ravaglia, Médico ortopedista graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), obrigada pela colaboração.

O frio está chegando e, para muita gente, pode trazer problemas como dor nos ossos, nas articulações, na musculatura. Inspirados por filmes e notícias de outros países, quem de nós já não sonhou em curtir o inverno frente à lareira, enrolado em uma manta?

Embora esse aconchego seja tentador, certamente não é acessível a todos e acaba sendo uma possibilidade distante da realidade. O frio está chegando e, para muita gente, pode trazer problemas como dor nos ossos, nas articulações, na musculatura; sintomas de artrose e de bursite se acentuam; dor de ouvido, dor de cabeça; sem falar nas gripes e resfriados e suas respectivas dores no corpo. O que fazer? Primeiro nem sonhe em ficar parado frente à lareira. Mesmo que possível essa não seria mesmo a melhor opção para a saúde. Para combater os males do frio sobre o corpo humano, a regra é: mexa-se! Veja a seguir dúvidas muito comuns das pessoas relacionadas ao inverno e como movimentar-se pode evitar diversos problemas, impedindo que o corpo enferruje nesta estação do ano.

1. Pessoas mais magras sentem mais frio?
As pessoas mais magras tendem a sofrer mais com a queda de temperatura, porque a gordura corporal dá uma proteção ao frio. Portanto, sentem mais frio em relação aos mais gordinhos. O corpo humano tem temperatura estável, por volta de 36 graus, dependendo de cada um. Quando faz calor precisa perder temperatura e quando esfria muito é o contrário, há necessidade de ganhar temperatura.

2. As pessoas ficam pálidas no inverno?
Ocorre que, com o frio, os vasos se escondem e o coração passa a bater mais forte para manter a temperatura corporal. Este esforço resulta na palidez do rosto.

3. Os ossos doem mais no inverno?
Esta é uma pergunta que sempre ouço. A resposta é sim! E há explicação para isto. É fato que, nos dias frios, aumenta a possibilidade de constrição vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do corpo) e a pessoa se encolhe ao sentir o frio, tencionando músculos e nervos. A tendência é de os músculos ficarem mais tensos ou terem contratura, o que ajuda a tornar algumas partes do corpo doloridas. Ficar encolhido pode afetar a postura e provocar dores na coluna. Além disso, nas articulações, o líquido sinovial — que fica mais espesso com o esfriamento do corpo —, pode gerar incômodos também.

Apesar dos poucos estudos sobre o impacto da baixa temperatura no organismo das pessoas, é fato que queixas de desconforto nos ossos, articulações e músculos são muito comuns nos consultórios médicos durante o inverno. O clima frio é um problema mais sério para quem sofre de algumas doenças crônicas. Na área de ortopedia há muitas reclamações de dores nas articulações. Os sintomas da artrose ou da bursite ficam acentuados. Não se sabe ao certo se a responsável por provocar as dores é a temperatura baixa ou a umidade do ar. Sem contar a sensação térmica, que é a temperatura percebida pelo corpo humano diante da conjunção do frio com o vento, que resulta em mais frio do que a temperatura marcada pelos termômetros. O fato é que as pessoas admitem que ficam sem disposição para a atividade física quando faz frio, o que é um erro para a saúde.

4. No inverno, é melhor tratar os problemas no corpo com bolsa de água fria ou quente?
Na verdade, tanto faz. Há uma controvérsia em fisioterapia sobre qual é a melhor opção para tratamento: o uso de calor ou frio? Digo que cada um tem uma função apropriada para cada problema e pode-se usar até alternadamente gelo ou bolsa de água quente ou o calor de lâmpadas. O tratamento com frio é mais completo porque é analgésica, a aplicação diminui a sensibilidade local e reduz a inflamação, quando ela existe. Em todo caso, havendo intolerância ao gelado porque a temperatura ambiente está muito baixa, o paciente pode fazer compressa quente. O calor faz com que aumente a circulação nos vasos associados, melhora a circulação na região e intensifica a atividade. A alternância entre o frio e o calor serve para tirar o inchaço do local.

5. Frio demais dá dor-de-cabeça?
A constrição sanguínea ou a contração muscular podem provocar dores na cabeça. Por isso, convém se agasalhar, usando touca ou chapéu, para manter esta parte do corpo mais relaxada. Dentro deste tema, algumas pessoas sentem dor-de-cabeça quando tomam sorvete, mesmo que no verão. A explicação é a mesma: o frio do sorvete afeta a temperatura do sangue e dos músculos e desencadeia os mesmos sintomas de quando a temperatura ambiente não está alta.

6. O choque térmico provoca mesmo doenças?
Aqui a informação importante, principalmente para quem sofre de doenças reumáticas: a troca de calor para frio ou vice-versa não causa a dor. A friagem sentida ao abrir a geladeira logo após tomar um banho quente, o chamado golpe de ar, já foi acusada de provocar paralisia facial. Hoje, não há discordâncias quanto a isto: a paralisia é provocada por um AVC, um derrame cerebral.

7. E gripes e resfriados?
As mudanças de temperatura podem ajudar a desencadear um quadro de resfriado. As gripes, porém são transmitidas por microorganismos e independem de mudanças de temperaturas. Gripes e resfriados são doenças muito mais incidentes no inverno do que no verão. Por isso, recomenda-se a vacinação anual, inclusive dos tipos mais graves, como a causada pelo vírus H1N1, e evitar as mudanças bruscas de temperatura, protegendo sempre o corpo com agasalhos. No frio, o nariz e a garganta parecem mais sensíveis quando a pessoa apresenta um quadro de gripe e resfriado. Convém manter a higiene e ficar atento a novos sintomas, que poderão exigir outros medicamentos, sempre indicados pelo médico. Aliás, não se deve automedicar mesmo no caso de um simples resfriado.

8. Como ficar bem disposto nos dias frios?
Os músculos e articulações frequentemente parados ajudam a aumentar sintomas de muitos problemas de saúde, pela perda de flexibilidade. Com o passar do tempo, o sedentarismo tem sido o grande vilão da saúde. Como ninguém quer perder a autonomia quando ficar mais velho, a dica é mexer o corpo agora. Recomendo duas coisas muito simples: fazer alongamento e caminhada, fortes aliados no combate às dores de inverno. Estas atividades físicas são complementares e recomendadas quase que para todas as pessoas, em qualquer idade.

9. Como o alongamento ajuda?
Antes de fazer qualquer exercício físico, o alongamento é essencial e no frio, sua importância é crucial para destravar ossos, músculos e nervos para que o sistema locomotor funcione plenamente e com toda a facilidade. Os exercícios de alongamento são simples e podem ser praticados a qualquer momento. Ao levantar, espreguice e no trabalho ou na escola, estique pernas e braços, evitando ficar muito tempo em uma só posição. A maneira correta de se alongar é observar a postura ereta, posicionando a coluna reta, alinhada com a cabeça (para isto, utilize o queixo como guia: ele deve ficar paralelo ao chão). A partir daí, movimente braços, pernas e pescoço, esticando a musculatura e relaxando. Fique atento ao trabalho de músculos e articulações, que devem ser dobradas e desdobradas. O ideal é fazer alongamento pelo menos uma vez ao dia, todos os dias. Cada movimento convém ser repetido três ou quatro vezes. No caso do alongamento ser praticado antes e depois da prática esportiva, é recomendável que a sessão dure cerca de dez minutos.

10. Como o hábito de realizar caminhadas pode ajudar?
O hábito de caminhar deve ser mantido em todas as estações do ano. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a caminhada continue a ser uma prática saudável, mesmo no inverno. É importante saber que a respiração se altera na caminhada no inverno, porque o ar gelado entra pelo nariz e se choca com a temperatura interna do corpo – cerca de 36 graus centígrados. Além disso, ficamos mais vulneráveis a lesões musculares, gripes e resfriados.

E quais os cuidados para caminhar no inverno? Atenção redobrada ao alongamento! O alongamento deve ser feito, no mínimo, por 15 minutos. Mãos, pés e cabeça precisam de estimulação extra. Faça movimentos contínuos para que fiquem aquecidos. Além disso, não esqueça o agasalho, inclusive para as extremidades do corpo. Aconselho a caminhada pela manhã. Em outro horário é preciso proteger a pele porque mesmo no inverno os raios solares são nocivos e, quem mora em cidade grande, pode evitar as horas do meio do dia por causa da poluição do ar.

O exercício mexe com a musculatura e contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades. Faça também um alongamento em todo o corpo, como se estivesse espreguiçando. Para esquentar os pés e as pernas, fique em pé, deixe os pés paralelos e role a planta do pé, ficando apoiado nas pontas e depois nos calcanhares, repetidas vezes, e para as mãos, coloque a palma para cima e massageie com o polegar a região do punho, alternando a direita e a esquerda. Caminhar ajuda a aumentar a resistência, o que ajuda a evitar resfriado e gripe. A receita do esquimó é correta: não deixe de movimentar o corpo, mesmo que haja muita neve lá fora.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Milagres, Acreditem Neles!

Texto enviado por Marina Hiroko Nishida, obrigada pela colaboração.

Uma garotinha foi para o quarto e pegou um vidro de geléia que estava escondido no armário e derramou todas as moedas no chão.

Contou uma por uma, com muito cuidado, três vezes. O total precisava estar exatamente correto. Não havia chance para erros.

Colocando as moedas de volta no vidro e tampando-o bem, saiu pela porta dos fundos em direção à farmácia Rexall, cuja placa acima da porta tinha o rosto de um índio.

Esperou com paciência o farmacêutico lhe dirigir a palavra, mas ele estava ocupado demais. A garotinha ficou arrastando os pés para chamar atenção, mas nada. Pigarreou, fazendo o som mais enojante possível, mas não adiantou nada. Por fim tirou uma moeda de 25 centavos do frasco e bateu com ela no vidro do balcão. E funcionou!

- O que você quer? - perguntou o farmacêutico irritado. - Estou conversando com o meu irmão de Chicago que não vejo há anos -, explicou ele sem esperar uma resposta.

- Bem, eu queria falar com o senhor sobre o meu irmão -, respondeu Tess no mesmo tom irritado. - Ele está muito, muito doente mesmo, e eu quero comprar um milagre.

- Desculpe, não entendi. - disse o farmacêutico.

- O nome dele é Andrew. Tem um caroço muito ruim crescendo dentro da cabeça dele e o meu pai diz que ele precisa de um milagre. Então eu queria saber quanto custa um milagre.

- Garotinha, aqui nós não vendemos milagres. Sinto muito, mas não posso ajudá-la. - explicou o farmacêutico num tom mais compreensivo.

- Eu tenho dinheiro. Se não for suficiente vou buscar o resto. O senhor só precisa me dizer quanto custa.

O irmão do farmacêutico, um senhor bem aparentado, abaixou-se um pouco para perguntar à menininha de que tipo de milagre o irmão dela precisava.

- Não sei. Só sei que ele está muito doente e a minha mãe disse que ele precisa de uma operação, mas o meu pai não tem condições de pagar, então eu queria usar o meu dinheiro.

- Quanto você tem? - perguntou o senhor da cidade grande.

- Um dólar e onze cêntimos -, respondeu a garotinha bem baixinho. - E não tenho mais nada. Mas posso arranjar mais se for preciso.

- Mas que coincidência! - disse o homem sorrindo. - Um dólar e onze cêntimos! O preço exato de um milagre para irmãozinhos!

Pegando o dinheiro com uma das mãos e segurando com a outra a mão da menininha, ele disse:
- Mostre-me onde você mora, porque quero ver o seu irmão e conhecer os seus pais. Vamos ver se tenho o tipo de milagre que você precisa..

Aquele senhor elegante era o Dr. Carlton Armstrong, um neurocirurgião. A cirurgia foi feita sem ônus para a família, e depois de pouco tempo Andrew teve alta e voltou para casa.

Os pais estavam conversando alegremente sobre todos os acontecimentos que os levaram àquele ponto, quando a mãe disse em voz baixa:

- Aquela operação foi um milagre. Quanto será que custaria?

A garotinha sorriu, pois sabia exatamente o preço: um dólar e onze cêntimos! - Mais a fé de uma criancinha.

Em nossas vidas, nunca sabemos quantos milagres precisaremos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

10 passos para realizar os seus desejos

Revista Zastros

Quando a gente quer muito algo e não consegue conquistar, a decepção é tamanha que fica até difícil explicar. Mas, alguns artifícios são capazes de dar aquela mãozinha na busca por uma realização. Confira 10 passos para realizar os seus desejos.

1 – Defina bem o seu desejo, se preciso for, escreva tudo estrategicamente em um pedaço de papel e guarde num lugar seguro.

2 – Todos os dias, ao acordar e na hora de dormir, leiam este papel em voz alta e com toda a sua força.

3 – Ao longo do dia, sempre que tiver um tempinho, mentalize o objeto desejado, seja ele o que for. Sempre que imaginar, tente ver a cena final de sua conquista.

4 – Determine um tempo para a sua conquista e, ao mesmo tempo, trace um “plano B” para ser colocado em prática uma semana antes do final deste prazo.

5 – Compre pedras que atraiam o objeto que tanto deseja, por exemplo: para o amor, um quartzo rosa.

6 – Incensos também são ótimos aliados. Todas as noites, acenda um de sua preferência, sempre mentalizando o seu desejo.

7 – Quando surgir alguma dificuldade, mantenha a calma e não resolva de maneira impensada. O segredo da conquista é esperar o problema ser digerido para, só então, continuar a busca.

8 – Se, de tudo, os prazos não forem cumpridos, permita-se estendê-los, porém, com um tempo menor de batalha. Trace novas metas e bole uma nova estratégia.

9 – Ao realizar o seu desejo, faça um ritual de agradecimento, seja ele qual for.

10 – Pense em um novo desejo e recomece o processo. A nossa vida deve estar sempre recheada de conquistas e buscas.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Uma História Interesssante

Texto enviado por Renée Gribov, obrigada pela colaboração.
OS GRAMOFONES
Frederico Figner nasceu em dezembro de 1866 em Milewko, na então Tcheco-Eslováquia.
Ainda muito jovem e buscando ampliar seus horizontes migrou para os Estados Unidos, chegando ao país no momento em que Thomas Edison estava lançando um aparelho que registrava e reproduzia sons por intermédio de cilindros giratórios.

Fascinado pela novidade, adquiriu um desses equipamentos e vários rolos de gravação, embarcando com sua preciosa carga em um navio rumo a Belém do Pará, onde chegou em 1891 sem conhecer uma única palavra do Português. 

Naquela cidade começou a exibir a novidade para o público, que pagava para registrar e escutar a própria voz.

O sucesso foi imediato e, de Belém, Fred se dirigiu para outras praças, sempre com o gravador a tiracolo.
Passou por Manaus, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Salvador antes de chegar ao Rio de Janeiro, no ano seguinte, já falando e entendendo um pouquinho do nosso idioma e com um razoável pé de meia.
Na Cidade Maravilhosa Figner abriu sua primeira loja, a Casa Edison, em um sobrado da Rua Uruguaiana, onde importava e comercializava esses primeiros fonógrafos.

CASA EDISON
Por essa mesma época o cientista judeu Emile Berliner tinha acabado de lançar nos Estados Unidos um equipamento de gravação que utilizava discos revestidos com cera, com qualidade sonora superior ao do aparelho de Thomas Edison. 

Fred Figner percebeu de imediato o potencial da nova invenção e transferiu seu estabelecimento de um sobrado da Rua Uruguaiana para uma loja térrea na tradicional Rua do Ouvidor, onde abriu o primeiro estúdio de gravação e varejo de discos do Brasil, em 1900.

OS PRIMEIROS DISCOS
Os discos fabricados por Figner nessa fase inicial utilizavam cera de carnaúba, eram gravados em apenas uma das faces e tocados em vitrolas movidas a manivela. 

Apesar das limitações técnicas, essa iniciativa representou uma verdadeira revolução para a música popular brasileira, que engatinhava, pois até então os artistas só podiam se apresentar ao vivo ou comercializar suas criações por intermédio de partituras impressas. 

O primeiro disco brasileiro foi gravado na Casa Edison pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, o Bahiano, em 1902. 

Era o lundu “Isto é Bom”, de autoria do seu conterrâneo Xisto da Bahia. 

A partir daí mais e mais artistas começaram a gravar suas composições em discos que eram distribuídos pela Casa Edison do Rio e também pela filial que Figner havia aberto em São Paulo. 

A procura pelos discos cresceu tanto que em 1913 Fred decidiu instalar uma indústria fonográfica de grande porte na Av. 28 de Setembro, Vila Isabel, dando origem ao consagrado selo Odeon.

Fred Figner era um homem à frente do seu tempo e para coroar o sucesso nos negócios decidiu erguer uma residência que espelhasse seu perfil empreendedor. 

A hoje conhecida Mansão Figner, na Rua Marquês de Abrantes 99, no Flamengo, abriga o Centro Cultural Arte-Sesc e o restaurante Bistrô do Senac. 

É considerada um exemplo arquitetônico raro de “casa burguesa do início do século 20”.
Fred Figner utilizou-a como hospital, em 1918, durante a pandemia conhecida como Gripe Espanhola.
Apesar dele próprio estar acometido pela enfermidade, atuou como um prestativo auxiliar de enfermagem, transformando seu palacete em uma improvisada enfermaria de campanha que chegou a abrigar quatorze pacientes em seu interior.

RETIRO DOS ARTISTAS
Fred era um homem generoso e solidário. 

Pela própria natureza do trabalho nas suas duas gravadoras havia se tornado amigo de muitos músicos e cantores de sucesso. 

Em uma época que antecedeu à criação da Previdência, ficou consternado com a situação de penúria que alguns desses artistas tinham de enfrentar ao chegar à velhice. 

Sensibilizado com esse verdadeiro drama social, não titubeou e decidiu doar o terreno, em Jacarepaguá, para a construção da modelar instituição Retiro dos Artistas, que funciona até os dias de hoje.

O FINAL

Em 19 de janeiro de 1947, quando faleceu, aos 81 anos de idade, ao se abrir seu testamento, verificou-se que Fred Figner havia destinado parte substancial dos seus bens às obras sociais de Chico Xavier. 
O jornal carioca A Noite Ilustrada publicou editorial em que o judeu Frederico Figner foi honrado, post-mortem, com o merecido título de “o mais brasileiro de todos os estrangeiros”.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Quero Viver num Planeta que Ri!

Sessão Saúde e Prevenção

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Site Doce Limão.

Em 2001 criei o Projeto Quero Viver num Planeta que RI, que pontuava a Terapia do Riso como a oportunidade de darmos "A grande gargalhada para a vida".

Portanto, este texto faz parte deste Projeto, que deseja levar a possibilidade da prática da Terapia do Riso dentro de cada lar brasileiro.

O primeiro ponto a ser colocado aqui é que nossas percepções, sensações, sentimentos e pensamentos são matérias-prima que irão determinar a qualidade das nossas ações.

Ou seja, as nossas atitudes são uma mera cristalização do que percebemos, sentimos e pensamos. Nesta ordem. Então, cuidar, em meditação, em estado de alerta, de tudo o que entra em nós, sejam os alimentos, percepções, sentimentos e pensamentos, é fazer uso de uma chave poderosa, o segredo do nosso sucesso.
Portanto, cabe a todos nós, sermos o grande alquimista da nossa vida e do planeta, pois, fazendo uso desta chave poderosa, podemos transformar o denso em sutil e assim sublimar.

A Terapia do Riso é uma técnica terapêutica de sutilização, pois ela possibilita o resgate do nosso otimismo, do bom astral, do bom-humor, enfim, do estar de bem com a vida, um estado natural da nossa criança interna, um ser absolutamente espontâneo e sutil.
Assim, a Terapia do Riso tem como propósito essencial facilitar o Resgate da Alma, uma parte absolutamente sutil de nosso Ser. Uma pessoa desanimada está sem ânima (Alma). Uma pessoa mau-humorada está densa e desidentificada da sua alma, da leveza, da inspiração.

Segundo Buda, o sorriso começa na alma e o primeiro ponto onde ela toma forma no corpo físico é nos olhos, reconhecidamente as grandes janelas da alma. Então, o otimismo começa nos olhos, mas quando ele chega a ser percebido nos olhos, todo o corpo físico já está sentindo a sua unidade com a alma. Olhos, face e corpo começam a irradiar um brilho, uma luz.

Mas, o bom astral não é apenas um estado de alma, é também uma oportunidade de perceber, sentir e pensar a vida como ela é. Como ela se apresenta ou magnetiza. Cada desafio passa a ser percebido como uma oportunidade para transformar, superar, crescer. Esta é a grande alquimia da vida: transformar desafios em superação, sublimação.

Sempre gosto de sugerir aos meus alunos a criação de imagens alegóricas, para serem usadas como ícones nas suas mentes criativas, e assim recorrer a estas imagens toda vez que desejarem resgatar suas almas, suas crianças internas, suas inspirações: transformações. A imagem de uma pessoa desanimada ou mau-humorada pode ser visualizada como um fio solto e desencapado, ou seja, oportunidade mínima de fazer contato ou perceber sincronicidades. Já a imagem de uma pessoa em estado de riso é a de um grande cálice (ver figura), braços para o alto, palmas das mãos em concha para cima, recebendo tudo o que é fluido do universo, e o fundo deste grande graal sendo o nosso coração.

Assim, a Terapia do Riso é um trabalho que fala dos efeitos terapêuticos e curativos do riso, e de como utilizá-lo de uma forma prática na vida diária e, principalmente para, cada vez mais freqüentemente, experimentarmos a sensação contagiante de bem estar que nos trás o positivismo e o bom astral.

O poder de cura do riso envolve a conquista de maior auto confiança e poder de comando da própria vida.
O rir é a forma mais simples que conheço para resgatar o ânimo, a energia pessoal, e de nos fazer enxergar o lado positivo, muitas vezes cômico, divertido, hilário, patético ... de todas as brigas que temos conosco e com o mundo.

Mas, precisamos estar alerta de não transformar, ou entender a Terapia do Riso como uma panacéia milagrosa, mas afirmar que o riso e o gargalhar constituem um excelente presente da natureza, que na sua prática por 5, 10, 30 minutos diários, desencadeia a produção de substâncias que tanto beneficiam a saúde do corpo físico quanto a alma e o espírito.
Do ponto de vista psicológico, podemos dizer com Gérard Jugnot que "o riso é como um limpador de pára-brisa; ele nos permite rodar em frente, chegar em nosso destino, mesmo diante da chuva ou temporal". Não há nada melhor que um filme ou espetáculo humorístico, uma seção de piadas e gargalhadas para retomarmos o fôlego quando a tristeza ou o mau humor nos ataca.

Não se trata de negar as feridas da vida, mas de sobreviver a elas. Como declarou o Dr. Christian Tal Schaller, "a emoção é uma energia que precisa se manifestar no físico através de gritos, choros, danças, risos ou ... de uma doença". A Terapia do Riso sugere optar pelo riso do que esperar pela doença.

Aprendendo a Rir
Aprender a rir, significa também aprender a curar-se de forma alegre e divertida, de todas as limitações: da falta de confiança, das inseguranças, dos medos, da ansiedade, do estresse, da tristeza, dos estados depressivos e da baixa auto estima. E sentir-se cada vez mais criativo, mais valioso e com força interior, para criar em sua vida o tudo de bom. E, sentir-se cada vez menos ansioso, portanto confiando mais na fluidez da vida, na força do seu semear.

No ato de rir, são ativadas em nosso cérebro, a produção e liberação no sangue de umas substâncias hormonais chamadas endorfinas, que têm o poder de construir uma sensação de bem estar, otimismo, alegria, euforia e felicidade. Esta sensação não é nada mais que a droga natural da felicidade que está dentro de nós, e que todos podemos ativá-la para desfrutarmos o dia e a vida de forma positiva.

As endorfinas podem ser comparadas a prismas, que nos fazem enxergar a vida com mais transparência, cor, brilho e poder, transformando nossas atitudes para conosco mesmos, para com os outros e para com a vida.
Tudo o que acontece de bom nos dá alegria, e tudo o que não é de acordo com as nossas expectativas, nos causa tristeza e infelicidade. Mas em geral, estamos tão despreparados (iludidos mesmo) para viver a alegria e a felicidade, tão fechados para as infinitas possibilidades que a vida nos oferece de vitória, nossas expectativas estão tão distantes da realidade, que quando a vem sensação de vitória, sentimos medo e acaba durando pouco.

Entretanto, sempre deixamos bastante espaço para os pensamentos negativos, para a bioquímica do denso, do pessimismo. Inclusive, qualquer um tem o poder de nos roubar energia, e nos desequilibrar, não é mesmo? Mas, existe um ditado que afirma: O Diabo não entra onde não é convidado, e a única pessoa que pode fazer este convite é você mesmo!!!

Pare e pense: quanto doamos de poder aos outros?
Conclusão: Decida-se por assumir a responsabilidade pelas suas percepções, sentimentos e pensamentos, pelo seu poder. Pela sua alquimia da felicidade e paz internas.
Rir e gargalhar por 5, 10 e até 30 minutos por dia, pela manhã, na frente do espelho ou da melhor forma que você encontrar.
Ou então, marque grupos de encontro semanal com seus amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim ... Comece a comandar a sua alquimia de sutilização e transformação.

Afinal, a proposta é viver num Planeta que RI, e a partir de toda esta força alquímica que todos produziriam, sublimar este planeta TERRA.


Site Meter