Seguidores

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vampiros de Energia Roubam tua Força? Não permita!

Sessão Saúde e Prevenção

Texto enviado por Dr. Luiz Carlos Jorge, obrigada pela colaboração.

Escrito por Vera Caballero (Orientadora Metafísica e Professora de Bioenergia e Proteção Psíquica)

Útil para identificar os 'Vampiros', útil para saber se somos um deles e buscarmos o equilíbrio. Todos nós os conhecemos! Sabemos como são! Como se vestem! E como agem! E seus propósitos: sugar o sangue de suas vítimas, pois só assim eles sobrevivem.

De quem estamos falando??? É claro que dos "Vampiros dos filmes", o Conde Drácula e seus amigos, seres errantes de capa preta e grandes dentes, ávidos por sangue (ou
energia vital), e que andam pelas sombras em busca de suas vítimas que, na maioria das vezes, não percebem sua presença ou atuação maléfica, mesmo que estejam muito próximos.

Aí, o filme termina e os Vampiros desaparecem, certo!?!? Errado!!!!

Existe um tipo de vampiro que é de carne e osso, e com o qual convivemos diariamente.
Estamos falando dos "Vampiros de Energia". Os Vampiros de Energia são pessoas de nosso relacionamento diário. Pode ser nosso irmão (a), marido/esposa, empregado, familiar, amigo de trabalho, vizinhos, gerente do banco, ou seja, qualquer pessoa de nosso convívio, que esta roubando nossas energias, para se abastecer.

Eles roubam energia vital, comum no universo, mas que eles não conseguem receber.

Mas, por que estas pessoas sugam nossa energia, afinal? Bem, em primeiro lugar, a maioria dos Vampiros de Energia atuam inconscientemente, sugando a energia de suas vítimas, sem saber o que estão fazendo.

O vampirismo ocorre porque as pessoas não conseguem absorver as energias das fontes naturais (da convivência com pessoas positivas, de aceitação, de valorização do outro, do não-julgamento, do não enquadramento em rótulos e quadros de referencia, etc.etc),
tão abundantes, e ficam desequilibradas energeticamente.
Quando as pessoas bloqueiam o recebimento destas energias naturais (ou vitais), elas precisam encontrar outras fontes de energia mais próxima, que nada mais são do que as outras pessoas, ou seja, você, por exemplo...

Na verdade, quase todos nós, num momento ou outro de nossas vidas, quando nos encontramos em um estado de desequilíbrio, acabamos nos tornando Vampiros de Energia alheia. Se conseguirmos ser afetivos e colaborar para sair desse esquema, estaremos no caminho ideal. Mas, como identificar estas pessoas, ou estes vampiros?

Tipos de vampiros:
Foram identificados os seguintes tipos de vampiros (você provavelmente conhece mais de um):

Vampiro Cobrador Vampiro Crítico Vampiro Adulador Vampiro Reclamador Vampiro Inquiridor Vampiro Lamentoso Vampiro Pegajoso Vampiro Grilo-Falante Vampiro Hipocondríaco Vampiro Encrenqueiro e outros...

Quais as principais características deles? Como combatê-los???

a) Vampiro Cobrador: Cobra sempre, de tudo e todos. Quando nos encontramos com ele, já vem cobrando o porquê não lhe telefonamos ou visitamos. Se você vestir a carapuça e se sentir culpado, estará abrindo as portas. O melhor a fazer é usar de sua própria arma, ou seja, cobrar de volta e perguntar por que ele não liga ou aparece. Deixe-o confuso, não o deixe retrucar e se retire rapidamente.

b) Vampiro Crítico: é aquele que critica a tudo e a todos, e o pior... é só critica negativa e destrutiva. Vê a vida somente pelo lado sombrio. A maledicência tende a criar na vítima um estado de alma escuro e pesado e abrirá seu sistema para que a energia seja sugada. Diga "não" às suas críticas. Nunca concorde com ele. A vida não é tão sombria assim. Não entre nesta vibração. O melhor é cair fora e cortar todo o tipo de contato.

c) Vampiro Adulador: é o famoso "puxa-saco". Adula o ego da vítima, cobrindo-a de lisonjas e elogios falsos, tentando seduzir pela adulação. Muito cuidado para não dar ouvidos ao adulador, pois ele simplesmente espera que o orgulho da vítima abra as portas da aura para sugar a energia e conseguir cumplicidade.

d) Vampiro Reclamador: é aquele tipo que reclama de tudo, de todos, da vida do governo, do tempo, etc. Opõe-se a tudo, exige, reivindica, protesta sem parar. E o mais engraçado é que nem sempre dispõe de argumentos sólidos e válidos para justificar seus
protestos. Melhor tática é deixá-lo falando sozinho.

e) Vampiro Inquiridor: sua língua é uma metralhadora.
Dispara perguntas sobre tudo, e não dá tempo para que a vítima responda, pois já dispara mais uma rajada de perguntas. Na verdade, ele não quer respostas e, sim, apenas desestabilizar o equilíbrio mental da vítima, perturbando seu fluxo normal de
pensamentos. Para sair de suas garras, não ocupe sua mente à procura de respostas. Para cortar seu ataque, reaja fazendo-lhe uma pergunta bem pessoal e contundente, e procure se afastar assim que possível.

f) Vampiro Lamentoso: são os lamentadores profissionais, que anos a fio choram suas desgraças. Para sugar a energia da vítima, atacam pelo lado emocional e afetivo. Chora, lamenta-se e faz de tudo para despertar pena. È sempre o coitado, a vítima. Só há um jeito de tratar com este tipo de vampiro, é cortando suas asas. Corte suas lamentações dizendo que não gosta de queixas, que elas não resolvem situação alguma.

g) Vampiro Pegajoso: investe contra as portas da sensualidade e sexualidade da vítima. Aproxima-se como se quisesse lambê-la com os olhos, com as mãos, com a língua. Parece um polvo querendo envolver a pessoa com seus tentáculos. Se você não escapar rápido, ele irá sugar sua energia em qualquer uma das possibilidades: seja conseguindo seduzi-lo com seu jogo pegajoso, ou seja, provocando náuseas e repulsa. Em ambos os casos você estará desestabilizado, e, portanto, vulnerável. Saia o mais rápido possível. Invente uma desculpa e fuja do jogo.

h) Vampiro Grilo-Falante: a porta de entrada que ele quer arrombar é o seu ouvido. Fala absoluto, durante horas, enquanto mantém a atenção da vítima ocupada, suga sua energia vital. Para livrar-se, invente uma desculpa, levante-se e vá embora.

i) Vampiro Hipocondríaco: cada dia aparece com uma doença nova. Adora colecionar bula de remédios. Desse jeito chama a atenção dos outros, despertando preocupação e cuidados. Enquanto descreve os pormenores de seus males e conta seus infindáveis
sofrimentos, rouba a energia do ouvinte, que depois sente-se péssimo.

j) Vampiro Encrenqueiro: para ele, o mundo é um campo de batalha onde as coisas só são resolvidas na base do tapa. Quer que a vítima compre a sua briga, provocando nela um estado raivoso, irado e agressivo. Esse é um dos métodos mais eficientes para desestabilizar a vítima e roubar-lhe a energia. Não dê campo para agressividade, procure manter a calma e corte laços com este vampiro, ao menos nesses momentos.

Bem, agora que você já conhece como agem os Vampiros de Energia, vá a caça..., ou melhor, saia fora deles o mais rápido possível!!!

Mas, não esqueça de verificar se você, sem querer (é óbvio), não é um destes tipos de Vampiro...

domingo, 30 de maio de 2010

Prosperidade 3

Dando continuidade à postagem anterior, vamos falar sobre a doação. Uma forma bastante comum de praticar a doação é separar uma pequena parte do que você ganha e dar para quem precisa. Convencionou-se chamar a isso de dízimo.

O dízimo não é propriedade e nem exclusividade de nenhuma religião, qualquer pessoa, de qualquer credo, pode praticar o dízimo.

Você também não precisa de um intermediário para entregar o dízimo a quem precisa, faça-o diretamente, procure uma instituição idônea, uma creche, um asilo, veja o que eles precisam (por exemplo: alimentos, cobertores) e com o seu dízimo compre isso e entregue para eles. Ou então dê para alguém que você conheça e que esteja muito necessitado.

O seu dízimo também pode ser coisas que estão paradas e sem uso em sua casa (roupas, brinquedos, etc) caso você não possa em uma determinada ocasião comprar algo novo. O importante é doar, pois a doação põe em movimento a Roda da Fortuna. Lembre-se, para receber é preciso doar. quanto mais você doa, mais você recebe e quanto mais você recebe, mais aumenta a sua capacidade de doar, isso é a Roda da Fortuna.

Para ilustrar isso, temos uma pequena passagem do Velho Testamento, que está em Malaquias 3,10: "Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos Exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios dos céus e se não derramo a minha benção sobre vós muito além do necessário".

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sábado, 29 de maio de 2010

Prosperidade 2

Uma das principais coisas que determinam a prosperidade de uma pessoa é a sua atitude mental. Nosso subconsciente determina tudo o que experienciamos em nossa vida, inclusive nossa relação com o dinheiro.

Podemos ver o subconsciente como um escravo, que faz exatamente o que sua mente mandar. Para ele, não existem ordens boas ou más, apenas ordens, ou seja, não importa se a sua atitude mental é benéfica ou prejudicial para você, ele irá cumprí-las à risca.

Se você acha que é fácil arranjar emprego, o emprego vem fácil até você.
Se você acha que ganhar dinheiro é difícil, então o dinheiro virá com dificuldade até você.

Se você cresceu ouvindo que o dinheiro é sujo, você provavelmente terá dificuldades para ganhar dinheiro, pois em seu subconsciente o dinheiro será equivalente a sujeira, e como ninguém quer ser sujo, sua mente afastará a "sujeira" do dinheiro de sua vida.

Mude a sua atitude mental sobre o dinheiro e você mudará a sua vida. Coloque em sua mente que o dinheiro vem fácil, e ele virá fácil até você.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Prosperidade

Será que sabemos de verdade o que é ser próspero? A maioria de nós liga a palavra prosperidade com bens materiais, como dinheiro e status.

Grande erro!!! Ser próspero é ver o que a vida tem nos dado e o que damos aos que nos rodeiam junto à Mãe Natureza. O ser que é próspero sabe dar e receber sem mesquinhez ou medo. Ele sabe que faz a Roda da Fortuna girar, quando dá e recebe. Isso começa com os que nos rodeiam, seja no meio familiar, com amigos ou no trabalho e até com desconhecidos.

Uma cabeça próspera não trabalha com avareza, a crítica e a malquerência. Ela usa de todas as formas o amor ao próximo como a si mesmo. Sabe que nem sempre tem a haver com status, bens ou moeda corrente. E já detectou que muitos seres que são muito ricos em espécie ou bens são muito pobres de intelecto ativo, luz, amor, saúde e compaixão, e não são prósperos nem consigo mesmo.

O mundo atual exige um EU verdadeiro e energizado, independente de religião, modus-vivendi ou trabalho que faça.

A prosperidade correta traz luz às nossas dúvidas, traz soluções para os que nos rodeiam e muita energia saudável para tudo o que almejamos.

Desejo um mundo próspero para todos!!!

Isso se chama prosperidade no século 21.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mandala da Prosperidade

A Mandala ao lado foi criada para acoplar a energia da doação, que é essencial para a prosperidade.

O Universo opera através de trocas dinâmicas, nada é estático. Para receber é necessário doar. Ao doar, você coloca o seu corpo e sua vida em Harmonia total com o Universo, e isso abre as portas para o fluxo de prosperidade em sua vida, em qualquer campo, seja ele a sua saúde, os seus relacionamentos ou a sua carreira.

Comece fazendo isso da maneira mais simples, ao visitar alguém, leve sempre consigo um presente, não importa o que for. Leve uma flor, um cartão, um elogio ou mesmo uma oração, mas leve algo. O importante é tomar a decisão de dar sempre, em todo lugar e a quem for. Enquanto você dá, está recebendo, e quanto mais receber, maior será a sua capacidade de dar.

Lembre-se: é dando que se recebe.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sobre a Credência

Credencia: crer nas suas origens energéticas e na dos seus ancestrais.
Às vezes observo que, o que dá resultado para uns, de nada adianta para outros. Quando alguém acredita numa determinada crença, é através dela que obterá a solução do que espera. Não adianta ensinar a uma pessoa uma determinada oração ou mantra e ela não acreditar na força das próprias palavras.

Eu chamo isso de Credência, a força do acreditar. A Busca da nossa verdade!

Para que a solução se manifeste, é preciso que você a crie segundo as suas crenças permitindo que a vida traga o que deseja. Se você acredita que vai acontecer, acontece! É o seu natural que vem a tona, tomando providências.

Quando somos levados a algum lugar para retomar a nossa fé e não nos sentimos bem, algo está errado. Nossos dedos da mão são bem diferentes e cada ser é um ser diferente.
Todos nós temos um “Eu Superior” e é nele que precisamos nos ligar para recebermos as informações mais preciosas. Acreditem, a orientação vem, é só prestarmos atenção a nossa intuição.

Faço isso todos os dias, quando recebo as informações no meu trabalho. Cada um vive as próprias realidades, por mais bem intencionado que se esteja. Eu sempre aprendi que a Verdade Absoluta é a soma das Verdades Relativas, por isso ninguém é dono dela.

Como saber o que realmente serve para nós? Quantas vezes batemos em portas e nada acontece? Eu peço sempre que o meu EU SUPERIOR me oriente. Ele sabe o que é melhor para mim, pois é a compilação de todas as minhas vidas passadas e paralelas. Ele é o caminho das pedras, o caminho reto. Não há como errar quando se está orientado por nosso Eu Superior e isso se chama auto-defesa nos dias de hoje.

Se estivermos precisando de uma boa dica ou “sinal”, logo algo atravessa o nosso caminho. Pode vir através de amigos, de um programa de TV, um livro, etc, não importa, o importante é estarmos abertos e conectados a tudo.

O nosso caminho é ter a Credência para ouvir o nosso coração e intuição, de forma calma e sincera, pois ele nos leva ao lugar certo e na hora exata.

Usar a Credência nos dias de hoje é saber que Deus está conosco!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

terça-feira, 25 de maio de 2010

Respondendo E-mails

Para vocês que me perguntaram sobre David Icke, é longo, mas vale a pena ler.

A Jornada de David Icke

“Muitos que são novos, não me conhecem e nem ao meu trabalho, têm me perguntado como eu entrei em tudo isso. Assim eu vou contar a história brevemente aqui, ou tão brevemente quanto eu posso, porque muita coisa aconteceu desde então.

Eu nasci em Leicester, Inglaterra, ao redor das 6:15 pm no dia 29 de abril de 1952. Eu fui trazido para o que eles chamam na Inglaterra de uma família de "classe trabalhadora" em um grande alojamento do estado e o dinheiro era curto, muito curto, ao longo da minha infância. Eu queria ser um jogador de futebol profissional desde muito pequeno e eu consegui isso deixando a escola para jogar pela Cidade de Coventry e Hereford United na liga inglesa.”

Esse amor pelo futebol acabou aos 21 anos, quando descobriu que suas juntas do corpo não colaborariam para ser um grande esportista. Depois desta fase desejou ser jornalista da BBC, mas como era contra o estudo convencional por não se sentir incentivado, começou de baixo num pequeno jornal semanal em Leicester. Fez jornais, rádio local, televisão regional, para se tornar um âncora e repórter de notícias e jogos esportivos nacionais. Após trabalhou em campanhas para assuntos ambientais e foi porta-voz nacional do Partido Verde britânico, com bastante sucesso. Acordou e viu que todos os partidos se interessavam na velha política, mas com um nome novo. E o interesse acabou.

Nos idos dos anos 80 perdeu também o interesse em ser um jornalista de TV e viu como este mundo televisivo era vazio, causava insegurança e medo na maioria das pessoas. Em 1990 já estava totalmente fora e começou a sentir as intuições mais fortes e a presença de alguém... e falou: “Se você está ai por favor, me contate, porque você está me deixando maluco”. Logo depois, os eventos começaram a se mover depressa.

“Em março, 1990, eu estava jogando futebol com meu filho Gareth na frente do mar em Ryde na Ilha de Wight e eu disse a ele que nós iríamos e faríamos um lanche no railway station café, um passeio curto de onde estávamos. O café estava cheio e nós nos viramos para ir embora quando alguém me reconheceu e começou a me fazer perguntas sobre futebol. Quando a conversação terminou, eu não pude ver Gareth, mas eu sabia que ele estaria na loja de jornal perto dali olhando os livros que ele gostava. E lá estava ele. Eu parei na entrada da loja e disse que nós iríamos agora achar outro café, mas quando eu me virei para partir, meus pés ficaram presos ao chão como se dois imãs estivessem os puxando para o chão. Eu não ouço vozes ou qualquer coisa, eu só sigo minha intuição, mas neste período de despertar eu ouvi três vozes muito claramente. Esta foi a primeira. Ela disse: "Vá e olhe para os livros no recanto". Mas que diabos está acontecendo aqui? Eu pensei...

Eu conhecia muito bem aquela loja e os livros naquela seção não eram interessantes pra mim. Mas, por causa da voz e do que estava acontecendo aos meus pés, eu caminhei até lá para ver o que aconteceria. O primeiro livro que eu vi foi um escrito por uma senhora psíquica e eu fiquei imediatamente intrigado por causa desta presença que eu tinha sentido ao meu redor. Eu desejei saber se ela seria capaz de me contar o que estava acontecendo. Ela também era curandeira e assim eu escrevi pra ela e marquei um horário para uma consulta, não lhe falando sobre a presença ou qualquer outra coisa. Eu só queria tentar a cura dela em minhas artrites. Eu só a vi quatro vezes, e nas duas primeiras visitas nada aconteceu de importante, a não ser que eu falei com ela sobre outras dimensões e uma visão mais abrangente da vida.

Então, na terceira visita, eu estava no sofá enquanto a sessão de cura estava terminada quando eu senti como se tivesse uma teia de aranha em minha face. Eu tinha me lembrado de ter lido no livro dela que isto pode acontecer quando energias estão tentando fazer contato. Eu não disse nada a ela, mas dentro de quinze segundos, não mais do que isso, ela empurrou a cabeça dela pra trás e disse: "Isto é poderoso, eu terei que fechar meus olhos para este aqui!" Ela disse que estava vendo uma figura que queria que ela passasse mensagens pra mim. O mesmo aconteceu uma semana depois e isto é o que a "figura" lhe pediu que me falasse nessas ocasiões:”

Ele é um curandeiro que está aqui para curar a terra e ele será mundialmente famoso. Ele enfrentará uma enorme oposição, mas nós sempre estaremos lá para protegê-lo. Ele ainda é espiritualmente uma criança, mas para ele será dado as riquezas espirituais. Às vezes ele dirá coisas e se perguntará de onde elas vieram. Elas serão nossas palavras. Será posto conhecimento na mente dele, e em outras vezes ele será conduzido ao conhecimento.

Ele foi escolhido ainda criança pela coragem dele. Ele foi testado e passou em todos os testes. Ele foi conduzido ao futebol para aprender disciplina, mas quando isso foi aprendido, estava na hora de partir. Ele também teve que aprender a lidar com a decepção, experimentar todas as emoções, e aprender como se levantar e seguir em frente. O caminho espiritual é duro e ninguém pode torná-lo fácil.

Nós sabíamos que ele queria que nós o contatássemos, mas não era o tempo certo. Ele foi conduzido aqui para ser contatado, não para ser curado. Mas um dia ele será curado completamente. Ele sempre terá o que precisa, nada mais.

Não tente fazer tudo sozinho. Vá de mãos dadas com outros, assim vocês podem apanhar uns aos outros caso vocês caiam. Um homem não pode mudar o mundo, mas um homem pode comunicar a mensagem que mudará o mundo. Ele escreverá cinco livros em três anos.

Política não é para ele. Ele é espiritual demais. Política é anti-espiritual e o fará muito infeliz. Ele deixará a política. Ele não tem que fazer nada. Isso acontecerá gradualmente durante um ano. (Exatamente como aconteceu)

Em 20 anos haverá um tipo diferente de máquina voadora, muito diferente da aeronave de hoje. Tempo não terá nenhum significado. Onde você quiser estar você estará.

Haverá grandes terremotos. Estes virão como uma advertência à raça humana. Eles acontecerão em lugares que nunca os experimentaram. A retirada de petróleo do solo oceânico está desestabilizando a terra interna. O centro da terra se moverá e os pólos mudarão. Os espíritos do mar se levantarão e impedirão os homens de retirar o petróleo (o que está acontecendo agora no Golfo do México com o vazamento de petróleo). O mar reformará a terra e os humanos verão que eles não podem fazer estas coisas terríveis. Eles não podem abusar dos elementos. Eles têm que ser tratados com respeito.

“Tudo isso foi contado a mim no dia 29 de março de 1990 e na segunda visita aproximadamente uma semana depois.”

Experiência no final de 1990 e começo de 1991, no Peru, na estrada:

"Só havia eu, o guia, e o motorista. Sillustani é um montículo próximo à laguna com as ruínas incas no topo. Está em uma área despovoada e estava muito quieto quando eu estava lá, só um par de crianças com uma lhama esperando vender fotografias a turistas,mas não que houvesse qualquer um... fui conhecer as ruínas e uma voz falou em minha cabeça: - “Venha a mim, venha mim, venha a mim”... (muito estranho e esquisito o que senti).

Fui até um círculo de pedras no topo do montículo e eles estavam lá, claramente, por um longo tempo. De repente, eu senti meus pés serem puxados novamente ao chão como um imã, igual na loja de jornal, mas desta vez, de forma muito mais poderosa.

Meus braços então se ergueram rapidamente sobre minha cabeça, sem que eu quisesse que eles fizessem isso. Um fluxo de energia poderosa começou a entrar no topo de minha cabeça como uma broca e eu pude sentir o fluxo entrando pelo outro caminho do chão para cima através dos meus pés. Foi então que eu ouvi a terceira voz em minha cabeça, algo que nunca aconteceu desde então. Ela disse muito claramente: "Isso terminará quando você sentir a chuva". O que? Que chuva? Não havia uma nuvem a ser vista em qualquer lugar, só um Sol ardendo em um céu azul!! De repente começou a escurecer com nuvens de chuva e despencou uma enorme tempestade, onde me fez retornar todo dolorido.

Depois desde evento, a vida de David Icke mudou radicalmente! Por sentir e desejar falar dos últimos acontecimentos entrou em rede nacional no Reino Unido, contando as suas ultimas experiências... e foi ridicularizado de uma forma incrível. Mesmo tendo problemas com pessoas que o achavam insano e louco, se sentiu liberto das ilusões de uma sociedade que o ridicularizou e viu uma razão para seguir o fluxo da vida.

David Icke sofreu como todos aqueles que desejam despertar um novo ser humano em si, só que hoje já tem a consciência de sua essência e qual é a sua tarefa aqui na Terra. Uma história interessante, intrigante, mas que muitos anônimos passam e não tem a coragem de dar a cara para bater...

Luz e Paz,

Marilda Jorge

segunda-feira, 24 de maio de 2010

INFARTO FEMININO

Sessão Saúde e Prevenção

Texto enviado por Dr. Luiz Carlos Jorge, obrigada pela colaboração.

BEM DIFERENTE DO MASCULINO...

PARA AS MULHERES LEREM, MESMO AS JOVENS!

IMPORTANTE TAMBÉM, PARA OS HOMENS PODEREM AJUDAR!!!

Ela comentou que não se sentia bem... Doíam-lhe as costas....
Ia deitar-se um pouco até que passasse...
Um tempo mais tarde seu esposo foi ver como ela estava e a encontrou sem respirar...
Não puderam revivê-la.

Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca imaginei nada como isto.
Esta é a melhor descrição que li sobre esta terrível experiência...
Sabia que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos sintomas 'dramáticos' que anunciam o infarto nos homens?
Refiro-me à dor intensa no peito, o suor frio e o desfalecimento (desmaio, perda de consciência) súbito que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes.
Para que saibam como é a versão feminina do infarto, uma mulher que experimentou um ataque cardíaco nos vai contar sua história:

Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22h30min, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem haver sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo.

Estava sentada, muito agasalhadinha, com meu gato nos joelhos. Lia uma revista muito interessante, com o meu pijama preferido e muito relaxada, enquanto pensava: "Que
lindo! Isto é vida...

Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando - estando com pressa - comemos um sanduíche, engolindo-o com um pouco de água e parece que temos uma bola que desce pelo esôfago, bem devagar, meio embuchando-nos.

É, então, que nos damos conta de que não deveríamos comer tão depressa e que deveríamos mastigar mais devagar e melhor, além disto, tomar um copo de água para ajudar ao processo digestivo.

Esta foi minha sensação inicial...
O 'único problema' era que eu NÃO HAVIA comido NADA desde as 17h00...
Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertara a coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos em minha aorta).

Logo, a pressão começou a avançar para o meu externo (osso de onde nascem as costelas no peito).
O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu... então
até alcançar ambos os lados de meu queixo.

Ahá!! Nesse momento, soube realmente o que estava se passando comigo....
Acredito que todos têm lido ou escutado que a dor no queixo é sinal de um ataque do coração.

-- "Santo Deus, acredito que estou tendo um ataque cardíaco!" disse ao gato.
Tirei os pés do pufe e tratei de ir até o telefone, mas caí no chão....

Então, disse: "Isto é um ataque cardíaco e não deveria caminhar até o telefone nem a nenhum outro lugar, mas...” Se não digo a ninguém o que se está passando, ninguém poderá me ajudar...

E se demoro, talvez não possa mover-me depois. "Me levantei me apoiando em uma cadeira e caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência. Disse-lhes que acreditava que estava tendo um ataque cardíaco e descrevi meus sintomas.

Tratando de manter a calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e me aconselharam deitar-me perto da porta, depois de destrancá-la para que pudessem entrar e me localizar rapidamente.

Segui suas instruções, me deitei no chão e, quase imediatamente, perdi os sentidos.
Não lembro quando e como entraram os médicos e nem quando me levaram de ambulância.

Mas, vagamente, lembro de haver aberto os olhos ao chegar ao hospital e ver que o cardiologista estava esperando pronto para levar-me à sala de cirurgia.

O médico se aproximou e me fez algumas perguntas (creio que perguntou se havia tomado algum medicamento), mas não pude responder nem entender o que me dizia por que voltei a perder os sentidos. Acordei com o cardiologista - como descobri após algumas horas - que havia introduzido um pequeno balão em minha artéria femoral para instalar dois 'stents' que mantivessem aberta minha artéria coronária do lado direito.

Sei que parece que tudo o que fiz antes de chamar a ambulância houvesse demorado uns 20 ou 30 minutos, mas na realidade apenas me custou 4 ou 5 minutos...

E, graças a minhas explicações precisas, os médicos já estavam esperando prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao hospital...

Vocês se perguntam porque lhes conto tudo isto com tanto detalhe demorado...

É simplesmente porque quero que todos saibam o que aprendi depois desta terrível experiência.

Passo, então, a resumir alguns pontos:
1. Tenham em conta que seus sintomas, provavelmente, não serão parecidos em nada aos que padecem os homens. Eu, por exemplo, senti a dor no externo e no queixo. Dizem que muitas mais mulheres que homens morrem em seu primeiro (e último) ataque cardíaco porque não identificam os sintomas ( e/ou) os confundem com os de uma indigestão. Então, tomam um digestivo e logo vão para a cama esperando que o mal-estar desapareça durante a noite.

2. Também, porque - por razões culturais - nós, as mulheres, estamos acostumadas a tolerar a dor e o desconforto mais que os homens.

3. Queridas amigas: Talvez seus sintomas não sejam iguais aos meus, mas, por favor, não percam tempo...

4. CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estado natural (normal) de seu corpo.
Mais vale uma 'falsa emergência' do que não atrever-se a chamar e perder a vida...

5. Notem que disse 'chamem os Paramédicos / Ambulância'. AMIGAS, o tempo é importante!


6. Além disto, não pensem dirigir nem deixem que seus esposos ou familiares às levem ao hospital.

7. Além de que, ninguém está em condições de dirigir sem que os nervos os atraiçoem, seus sintomas podem agravar-se no caminho do hospital e complicar as coisas.


Tampouco é recomendável chamar O MÉDICO para que venha à sua casa. Além de perder minutos preciosos, poucos médicos levam em seu carro equipamento 'salva-vidas' necessário nestes casos; a ambulância, sim está totalmente equipada. Principalmente, tem oxigênio que precisarás de imediato...

Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu colesterol é normal ou 'nunca tiveram problemas cardíacos'...
Descobriu-se que o colesterol por si só (a menos que seja excessivo) raramente é a causa de um ataque cardíaco. Os ataques cardíacos são os resultados de um stress prolongado que faz que nosso sistema segregue toda classe de hormônios daninhos que inflamam as artérias e tecido cardíaco.
Por outro lado, as mulheres que estão entrando na menopausa ou já a ultrapassaram, perdem a proteção que lhes brindava os estrogênios, pelo que correm iguais risco de sofrer mais problemas cardíacos do que os homens.

domingo, 23 de maio de 2010

Pensamento do Dia

Da kabbalah

Não assuma que as pessoas sabem que você se importa com elas. Nunca é demais se lembrar de dizer à sua mulher que ela é linda, de abraçar os filhos, de oferecer aos funcionários uma festinha com pizza, de acrescentar um toque especial e inesperado.

Com frequência só damos às pessoas nossa atenção negativa, tanto no trabalho como em casa.

Hoje, demonstre amor.

sábado, 22 de maio de 2010

O cérebro humano é o maior? (mito ou verdade?)

Vamos aprender um pouco mais sobre o cérebro...

Muitos animais podem usar seu cérebro para fazer algumas coisas que os humanos não podem, como encontrar formas criativas para solucionar problemas, mostrar autoconsciência, mostrar empatia por outros e aprender como usar ferramentas.

Mas embora os cientistas não concordem com uma definição única do que torna uma pessoa inteligente, eles geralmente concordam que os humanos são as mais inteligentes criaturas na Terra.

Na nossa sociedade "maior é melhor", então, essa deve ser a razão para os humanos terem o maior cérebro de todos os animais, porque nós somos os mais inteligentes.

Bem, não exatamente...

O cérebro de um adulto mediano pesa cerca de 1,3 kg.

O golfinho - um animal muito inteligente - também tem um cérebro que pesa cerca de 1,3 kg em média.

Mas a baleia cachalote, que não é considerada tão inteligente quanto o golfinho, tem um cérebro que pesa 7,8 kg.

No lado menor da balança, o cachorro beagle tem um cérebro que pesa 72 g, e o do orangotango tem apenas 370g. Tanto o cachorro quanto o orangotango são animais bem inteligentes, mas eles têm cérebros pequenos.

Um pássaro como o papagaio tem um cérebro que pesa menos do que 1 grama.
Você deve ter notado alguma importância em todas essas comparações.

O corpo de um golfinho médio pesa cerca de 158,8 kg, enquanto uma cachalote pode chegar a 13 toneladas. Em geral, quanto maior o animal, maior o crânio, e, consequentemente, maior o cérebro.

O beagle é um cachorro razoavelmente pequeno, com cerca de 11 kg no máximo
- razão pela qual seu cérebro é tão pequeno.

A relação entre o tamanho do cérebro e a inteligência não é sobre o peso do cérebro; é sobre a relação do peso do cérebro com o peso de todo o corpo. Para humanos, essa relação é de 1 para 50.

Para a maioria dos outros mamíferos, é de 1 para 80, e para pássaros, de 1 para 220. O cérebro pesa mais em um humano do que em outros animais.

Inteligência também tem a ver com os diferentes componentes do cérebro. Os mamíferos têm córtexes cerebrais muito grandes, ao contrário dos pássaros, peixes ou répteis.

O cerebelo nos mamíferos hospeda os hemisférios cerebrais, que são responsáveis por funções mais altas, como memória, comunicação e pensamento.

Humanos têm o maior córtex cerebral entre os mamíferos, em relação ao tamanho de seus cérebros.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Feira Brasileira de Reciclagem 2010

Preservação e Tecnologia Ambiental
Apoio: Planeta Voluntários

Reciclagem e preservação ambiental tema de evento em Curitiba.

O Tema reciclagem e preservação ambiental, consolidam cada vez mais em Curitiba como a capital ecológica do Brasil. A prova esta no evento RECICLAÇÃO Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação e Tecnologia Ambiental que pelo quinto ano consecutivo é realizado na capital paranaense. Em 2010 acontecerá no período de 16 a 19 de junho, no centro de eventos Expo Unimed Curitiba.

Evento patrocinado pela AMBISOL Soluções Ambientais e apoio de realização da 3R AMBIENTAL promete mais uma vez cumprir o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável a geração de negócios e a integração entre a comunidade científica e as empresas privadas atuantes no segmento ambiental e de reciclagem.

A organização estima um crescimento superior a 40% em relação aos expositores da edição anterior, pois com a superação da crise internacional que assolou a economia em 2009, as indústrias voltam a investir e incentivar a preservação ambiental.

Procurando cada vez mais ser um evento completo para o setor da reciclagem e tecnologia ambiental, além da feira e exposições de maquinários, equipamentos e serviços que visam à promoção e geração de negócios para o setor, a RECICLAÇÃO também é composta por vários eventos técnicos científicos que visam à capacitação de profissionais atuantes nestes segmentos, assim como a multiplicação e disseminação da consciência sócio ambiental necessária para a educação e preservação do meio ambiente.

Entre os eventos simultâneos da RECICLAÇÃO 2010, esta o III Seminário de Saneamento Ambiental, evento técnico científico promovido pela 3R AMBIENTAL que contará com a presença de ícones do segmento ambiental e de reciclagem. Palestras serão apresentadas sob temas relevantes, como: Gestão Sustentável de Resíduos, Gerenciamento de Resíduos de Saúde, Conservação e Reuso de Águas, Legislação Ambiental entre outros.

Ainda serão apresentados como eventos simultâneos da RECICLAÇÃO 2010, o Seminário de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas promovido pelo departamento de pós-graduação Gestão Ambiental da Universidade POSITIVO, o Seminário de Reciclagem Agrícola – Resíduos Urbanos, Industriais e Rurais promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Curitiba, AEAPR-Curitiba, e o Curso Introdução ao Mercado de Reciclagem ministrado por profissionais do portal RECICLAVEIS.COM.

A RECICLAÇÃO 2010 contará com mais de 80 expositores vindos de varias regiões o Brasil. Eles virão a Curitiba apresentar alternativas, tecnologias e soluções aos problemas encontrados por parte das Cidades, empresas e indústrias que não sabem o que fazer com seus resíduos e que, por isso, acabam contribuindo para a poluição ambiental.

“Apoiaremos sempre ações importantes como esta, eventos que venham incentivar a reciclagem, uma das soluções que mais tem recebido nossa atenção aqui no Paraná. Que além de promover a sustentabilidade ambiental contribui com a economia de um modo geral, visto que o evento mobiliza empresas e pessoas de todas as partes do Brasil”, Salientou Orlando Pessuti Vice Governador em visita na edição anterior.

Negócios:
A organização do evento acredita que a feira contribui de forma decisiva para a aproximação entre comunidade científica e o setor empresarial, no sentido de estimular a geração de negócios ambientais o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. Por isso este crescimento contínuo desde a primeira edição que começou com 29 expositores em 2006 e hoje conta com mais de 80.

Valdir Bello, diretor do evento, afirma que a RECICLAÇÃO esta consolidada como o principal fórum do Brasil para discussões e busca de soluções para minimizar os prejuízos causados ao meio ambiente. É um evento que apresenta equipamentos, tecnologias e serviços visando soluções para os problemas ambientais, de origem urbana, industrial e rural e ainda tem a função de educar e multiplicar ações que beneficiam o meio ambiente por meio da reciclagem e da diminuição na geração de resíduos.

“Pretendemos fazer da RECICLAÇÃO cada vez mais um evento com a cara da nossa capital ecológica, firmando-se como referência para todas as regiões do Brasil, em eventos desta natureza”.

Salão Ambiental da Cidadania:
A RECICLAÇÃO 2010, cumprindo sua função de desenvolver e estimular a inclusão social e a geração de renda de trabalhadores, agentes ambientais, institutos, ongs, associações e cooperativas de reciclagem, estarão nesta quinta edição disponibilizando um espaço de 1.000m², para realização do primeiro SALÃO AMBIENTAL DA CIDADANIA. Espaço destinado exclusivamente para exposição, apresentação e amostra de produtos fabricados com materiais reciclados confeccionados apartir do pet, plástico, alumínio, vidro e outros materiais recicláveis.

Será um evento simultâneo a RECICLAÇÃO 2010, e contará com oficinas de aprendizagem, apresentações e palestras esclarecedoras da necessidade do consumo consciente, com o intuito de diminuir a geração de resíduos, assim como a importância da RECICLAGEM para todos.

“Recicle seus conceitos, pratique o desenvolvimento sustentável e amplie seus negócios.”

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PROGRAMAÇÃO VIVA A MATA

Queridos amigos do Blog do Caminho,

Essa semana ocorre o Viva a Mata 2010, um evento da Fundação SOS MATA ATLÂNTICA.
Abaixo esta toda a programação, mas o convite vai especialmente para que vocês visitem o espaço "AMIGOS DA MATA", do voluntariado da Fundação.

Esse espaço "educador" foi idealizado e realizado por mim e pela minha amiga Luciana Dorta.
Os voluntários vão abordar o tema da Educação Ambiental sobre nossos hábitos diários de vida e consumo e nossa responsabilidade com a biodiversidade.

O espaço de 60 metros quadrados estará aberto para visitação e interação nos dia 21-22-23 de maio das 9 às 18h.

Para localizar o espaço tenham como referencia o museu AfroBrasil próximo à marquise no parque do Ibirapuera.

Um abraço e vejo vocês lá, ah, convidei o sol também!!!!

De SAMIA NASCIMENTO SULAIMAN
Mestre em Educação Ambiental
Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo
www.teia.fe.usp.br

PROGRAMAÇÃO VIVA A MATA

Todos os dias: Estandes temáticos: Educação Ambiental, Amigos da Mata (2 estandes), Costa Atlântica (2), Fauna e Flora da Mata Atlântica, Água (2) , Reservas Particulares (2), Restauração Florestal, Centro de Experimentos Florestais, Reciclagem (2), Lagamar, Produtos sustentáveis (2), Conservação Regional e Empresas & Mata Atlântica (2).

Estandes institucionais: SOS Mata Atlântica, Bradesco, Fundação Toyota do Brasil, Tinta Coral e Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

PROGRAMAÇÃO

PALCO DO CAMINHÃO

Sexta-feira
9h – Abertura com fanfarra da Fundação Bradesco
9h30 às 11h – Atividade física com Academia Ecofit
11h – Debate Código Florestal e campanha Exterminadores do Futuro
12h30 – Debate – Gestão de Resíduos em Eventos
14h – Teatro de bonecos Bichos da Mata
15h – Bate-papo - Mata Atlântica Vai à Escola
16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado com o ator Marcos Palmeira e o chef Alex Atala

Sábado
9h – Avistar no Ibirapuera – Observação de aves
10h - Monitoramento Participativo de Rios Brasileiros - Quem cuida das águas
11h30 – Roda de conversa sobre Abordagem Colaborativa com Rogério Arns
12h30 – Roda de conversa – “A Mata Atlântica é aqui”
14h – Teatro de bonecos Bichos da Mata
15h – Teatro “Os três porquinhos construindo casinhas sustentáveis” – Grupo de Voluntários Tintas Coral
16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado com a vereadora Mara Gabrili

Domingo
9h30 – Jogos educativos
11h30 às 13h – Mobilização – O Futuro é Nosso e o Voto Também
13h às 14h30 – Atividades físicas com Academia Ecofit
14h30 - Teatro O Menino Sapo – Programa Lagamar
15h30 - Teatro de bonecos Amigos da Mata – Voluntariado SOS Mata Atlântica
16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado com Lawrence Wahba e Renata Falzoni
18h – Ciranda de encerramento

AUDITÓRIO OCA DE PAPELÃO

Sexta
9h30 - Debate: Desastres ambientais e Mata Atlântica – os casos de Santa Catarina (2008) e Angra dos Reis (2009
11h - A Mata Atlântica e as mudanças do clima no Nordeste
13h – Debate - Planos Municipais de Mata Atlântica com a Anamma
14h - Frente Parlamentar dos Vereadores do Brasil
15h – Pacto pela Restauração da Mata Atlântica: resultados e desdobramentos
16h30 às 18h – Debate - Pagamento Por Serviços Ambientais e Conservação de Bacias
18h às 20h – Encontro da Rede de ONGs da Mata Atlântica

Sábado – DIA DA BIODIVERSIDADE NO VIVA A MATA
9h - Palestra – Primatas da Mata Atlântica
10h – Estratégias de proteção da Biodiversidade – Os Mosaicos de UCs - Mosaico Carioca, Mosaico Central Fluminense, Mosaico Bocaina, Mosaico Mantiqueira
12h – Palestra e lançamento de publicação – Biodiversidade nas Reservas Particulares
13h – Palestra - Diversidade e Conservação de Peixes Marinhos na Costa Brasileira
14h – Palestra – Conhecendo a biodiversidade marinha do Atol das Rocas, RN
15h – Palestra - Diversidade e Conservação de Corais no Brasil
16h – Biodiversidade Marinha a Serviço do Turismo Sustentável: A experiência de Tamandaré – APA Costa dos Corais, Pernambuco
17h – Palestra : Manguezal: Floresta das Marés

Domingo
9h30 – Debate sobre Plataforma Ambiental
11h30 às 13h – Mobilização – O Futuro é Nosso e o Voto Também
13h – Palestra – Rumo à Economia verde e solidária – Ecosfera 21
14h – Debate – Biodiversidade e Urbanismo
15h - Debate - Uma rede de gestores para proteger a Mata Atlântica do Nordeste
16h – Lançamento do Guia Plantando Cidadania
17h – Novo Clickarvore – palestra e lançamento de livro sobre os 10 anos do programa
18h – Ciranda de encerramento

Luz e Paz,

Marilda Jorge

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Educação

Educação é algo imprescindível desde bebê! Na criança é a época de conhecer e desvendar; no adolescente é a hora de vigiar os próprios desejos e impulsionar a pesquisa de tudo e para o jovem adulto, o momento é de se educar e aprender a cuidar de si mesmo, do erótico ao político...

O que vemos por ai? Falta interesse numa grande fatia da sociedade, uns por falta de conhecimento, outros por pura omissão, e a maioria, por falta de incentivo e criatividade... se não for por preguiça...

Ser educador dá trabalho é e uma grande responsabilidade (a de dar exemplos e vivenciar o que fala), mas poucos valorizam isso e quando alguns se interessam neste caminho da educação, encontram barreiras intransponíveis junto às pessoas desinteressadas (por não valorizarem o ensino como deveria ser). Ou em organizações que só falam, mas não agem...

Michel Foucault separava os gêneros de expressão em quatro famílias:
A primeira seriam os atos de conhecimento: cuidar-se sempre, voltar seu olhar para si mesmo e examinar sempre a si próprio. (poucos se dignam a tal analise)

A segunda, era verificar a idéia de movimento: procurar saber para onde se olha, nos vigiar sempre e analisar o que está ao nosso redor e no mundo, retornando todas as informações para nós mesmos. (essa é mais difícil ainda, pois cansa)

A terceira trata do nosso vocabulário, para entender o vocabulário médico, jurídico e religioso: onde devemos entender o que é cuidar-se, o que é sarar, se amputar, abrir seus próprios abscessos, para em seguida, descobrir como reivindicar o que mais precisamos, liberando o que temos e podermos nos render a cultuar algo, só assim nos sentiríamos honrados. (essa a maioria acha impossível, pois para que vão entender estas palavras na sua essência)

A quarta família trás a relação de controle: no dar-se prazer e satisfazer-se... (essa é fácil... pois me dar prazer e satisfação são algo que faço...)... hmmm... será?

Quantos sabem disso? Quantos praticam o cuidar de verdade ensinando um ser pequenino? E a passagem da adolescência à fase adulta? E após esta fase, quando já adultos querem e vão novamente criar o ciclo de vida? Estão preparados ou somente desejam?

Pois muito bem, são estes princípios de educação que foram esquecidos e estão trazendo tantos desmandos, sofrimentos e organizações sociais sem nenhum lastro e elevação. Sabemos que tudo isso não é fácil, nem simples e no mínimo bem trabalhoso! Trabalhoso ensinar e aprender!

Agora vamos imaginar um grupo com tempo para ensinar de verdade aos pequeninos, as crianças, aos adolescentes e aos jovens adultos... vocês me dirão que já existem estes grupos, eles estão nas escolas, desde o maternal até o doutorado após a faculdade.

E estou com vocês, mas e no convívio dos familiares? São estes seres que criam e teriam a maior responsabilidade na educação, no sistema e de cultuar os interesses explicando o B a Ba necessário. E eles tiveram isso dos próprios núcleos anteriores? (pais, mestres e sociedade) Não! Então não saberão ensinar, pois muitas matérias na teoria é uma coisa, bem diferente fica se formos colocar em pratica.

Então reclamamos das crianças, dos jovens, da sociedade, dos políticos, da polícia, enfim do mundo!!!

O nosso povo tem um déficit de compreensão dentro da cultura básica, não porque não quiseram... muitos desejaram... (e muito)... mas não puderam ou não tiveram chance... outros jogaram as chances fora e outros ainda, por inúmeros motivos foram obrigados a desistir de se informar, pois assumiram outros compromissos.

Todas estas mudanças que vem acontecendo agora, (tais como a violência, drogas etc...) tem a sua semente plantada em outras épocas e hoje só estamos vendo os frutos. Frutos da falta de planejamento familiar, ignorância de atitudes e leis, onde falta auto-estima, cultura e raciocínio. Hoje raramente existem pessoas com incentivo para corrigir, formar e preparar o caráter e muito menos... para jogar conversa fora... o antigo e obsoleto filosofar...

Podemos corrigir em parte estes mecanismos? Claro que sim! Sempre podemos dar algum tempo de nós mesmos para alguém, passando informações, ensinando e praticando. Mas não esqueça, o mal não vem só de fora, na maioria das vezes ele vive dentro de nós e somente nós poderemos nos educar para começar um mundo novo!

Cada um começa em si mesmo e acredite, uma multidão o seguirá.

Luz e Paz,

Marilda Jorge

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Mês de Sivan: Gêmeos

Texto enviado por Renée Gribov, estudiosa da Kabbalah, obrigada pela colaboração.

Produção: Kabbalah Group

Sivan é o nono mês do ano hebraico (que é lunar), e representa a Coluna Central dos signos de ar. (Vai do dia 14 de Maio a 12 de Junho)

O planeta que o controla é Mercúrio - Kochav em hebraico. O valor numérico de Kochav é Caf+Vav = 26 (o Yud Hei Vav Hei do Tetragrama) e Caf+Bet = as 22 letras do alfabeto hebraico, criando juntos, a combinação mais energética e poderosa.

Mercúrio é o planeta da comunicação, o que significa que possui as qualificações de um cabo elétrico, uma linha telefônica, um professor, um conselheiro, um contador de histórias – basicamente tudo o que pode transferir qualquer informação do ponto ‘a’ ao ponto ‘b’. A letra Zayin criou o signo de gêmeos e a letra Resh criou Mercúrio.

Juntas, essas duas letras formam a palavra Raz, cujo valor numérico é 207 – Luz (Or). Raz também significa segredo (sod) em hebraico. Muitos segredos foram revelados no cosmo durante o mês de Sivan.

Sivan é conhecido como o mês de “Matan Torá – a entrega da Torá”. O sexto dia do mês, a festa de Shavuot, é o dia cósmico no qual terminamos a contagem do Omer, e culmina no 49º. dia a partir do qual começamos a contar, que é o primeiro dia da Páscoa. Quando a surpreendente luz da liberdade foi revelada na Páscoa, esta luz nos foi dada sem qualquer esforço de nossa parte. É por isto que “contamos o Omer”: para construir receptores, através da correção de nossas ações, que fazem com que a Luz se oculte.

Neste quinquagésimo dia após a Páscoa, atingimos o nível de Biná. Uma tremenda quantidade de luz é revelada neste dia, já que se trata do aniversário do recebimento da Torá pelo povo. Energia de Zeir Anpin – a infinita Luz de “bilá hamavet lanétzach – quando a morte é banida para sempre, e que resultou na imortalidade. A mesma energia de imortalidade é revelada a cada ano em Shavuot. O Ari diz que quem se mantiver acordado em Shavuot, envolvido com o estudo do Zohar, tem a promessa de total proteção e segurança até Rosh Hashanah.

Os geminianos são intelectuais que possuem o desejo de saber tudo, e uma curiosidade ilimitada para colecionar informação de todo tipo. Isto porque informação é poder, e quanto mais informação for coletada hoje, tanto mais fáceis serão as escolhas futuras. Os geminianos precisam juntar informação para lhes permitir escolher o que é bom e o que é ruim, o que é certo e o que é errado. Isto explica a tendência do geminiano de pular de um assunto para outro, e este é o motivo pelo qual obviamente eles têm muitas perguntas, dúvidas e incertezas. O resultado final é sua relutância em entrar em qualquer tipo de compromisso.

2
A solução para este obstáculo pessoal é encontrar um professor, alguém que seja capaz de fornecer respostas satisfatórias para todas as perguntas. Isto permitirá aos geminianos concentrar-se em um caminho, um Deus, o que lhes dará uma maior chance de atingir o estado de certeza. Não há melhor professor do que um geminiano com um grau firme de certeza. Como um signo de comunicação, Gêmeos pode ser um canal perfeito, que pode aprender, compreender e ensinar. O ideal para um geminiano é ser um canal para o máximo de pessoas possível, especialmente para aqueles que estão perdidos em seu caminho, e ajudar os outros a alcançar seu próprio estado de certeza pessoal.

A dualidade de Gêmeos se expressa em todas as áreas da vida. Eles incorporam a habilidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, assim como a dificuldade de se comprometer em relacionamentos. Eles possuem problema de lealdade a um só partido político (como um servo de dois mestres), e eles tendem a mudar de humor, como o vento muda de força e direção. Esse é o motivo pelo qual o geminiano pode ser uma pessoa diferente a cada dia.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sessão Saúde e Prevenção

Técnica de yoga para higienizar o nariz

Texto enviado por Joemir Rosa, obrigada pela colaboração.

Por Nicole Witek

As posturas – asanas – são um parte importante da disciplina yoguica, mas tudo começa pelas práticas de higienização. O corpo, segundo a filosofia do yoga, está incluído em um universo onde constantemente são feitas trocas entre os mundos externo e interno. Existem até “escolas” de yoga que ajudam a se conscientizar de que, no final das contas, nem existe “dentro” nem “fora”: o “Laya Yoga “ (apague todas as fronteiras...).

Qualquer que seja nossa filosofia de vida, a higiene é a base da boa saúde. Esses processos de limpeza ou “kriyas” tem como meta a expulsão das substâncias tóxicas ou indesejáveis para fora do organismo. Até certo ponto, o corpo se livra sozinho dos resíduos indesejáveis, os rins filtram o sangue e, através da urina, eliminamos muitos venenos tóxicos, como por exemplo, a uréia.

Os intestinos evacuam os resíduos da digestão, as glândulas sudoríparas, através do suor, eliminam resíduos também. O yoga é um complemento, ajuda a natureza nesses processos. Porém, existem certos resíduos que o corpo não pode eliminar sozinho, por isso escovamos os dentes várias vezes por dia, lavamos nossa pele ... Mas o yoga vai muito além disso.

Hoje vamos estudar principalmente as técnicas de limpeza nasal, ou neti.

Já somos mais do que convencidos de que “viver é respirar”, mas para isso, o nariz também tem que ser higienizado. O aparelho respiratório secreta um muco, cuja finalidade é manter presas e fora dos brônquios as partículas de poeira em suspensão na atmosfera, que são inspiradas junto com o oxigênio.

Antes de chegar aos pulmões, através de um movimento de vai e vem,
pequenos pêlos se encarregam de expulsar essas partículas para fora. Ao limpar o nariz, podemos retirar a maioria dessas partículas que ficaram retidas. Mas, para os yogis, essa limpeza não é suficiente para garantir um bom funcionamento.

O yoga vai além e divulga para nós algumas técnicas adicionais de limpeza:
- Kapalabathi, que consiste em uma respiração nasal rápida, onde o ar ventilado é pulsado a 37 graus, permitindo assim a assepsia das narinas.

- Técnica do cordão, onde um cordão é passado de uma narina para outra. Mas nós ocidentais temos receio e recusamos essa técnica.

- Ducha nasal é uma técnica mais acessível, que substitui a técnica do cordão e permite uma limpeza eficiente das partículas de poeira, sem trauma. Não só limpa como também estimula as terminações nervosas e, via reflexo, estimula também órgãos às vezes até bem longe do nariz. A ducha nasal mantém a saúde das mucosas em perfeita condição e pronta para assumir seu papel na respiração. Para o yoga, o nariz é o apêndice mais importante do corpo, já que é ele que permite a captação da famosa energia vital, prana, sem a qual estamos sujeitos a cair na tristeza, na depressão e na doença. O nervo olfativo e os olhos também são beneficiados, graças a ativação da circulação sanguínea nessa região, em particular a cabeça.

A meta principal do Neti é nos proteger dos resfriados, para qual a indústria farmacêutica ainda não encontrou um remédio e muito menos a cura.

Técnica nasal para higienizar o nariz

Vamos então a técnica da ducha, que é simples e barata, sugerida pelo yoga:

Encha uma tigela com água morna e pegue um pote com sal. Você não vai precisar de nada mais que isso. A água precisa estar morna, pois é mais agradável e porque ajuda na limpeza do muco. Se a água não estiver salgada, pode causar sensações desagradáveis, portanto, acrescente uma pequena colher de chá de sal na água. Isso irá ajudar no equilíbrio osmótico entre a mucosa e o meio interno dos tecidos. Aconselhamos a fervura da água antes do uso, eliminando-se assim os riscos de infecções.

Segure a tigela na horizontal e coloque as duas narinas dentro da água. Não inspire a água como se estivesse inspirando ar, pois ela entraria com muita violência. Faça um leve movimento como se estivesse engulindo a sua saliva e a água subirá lentamente para o nariz. Depois de algumas pequenas aspirações, você vai sentir o sabor salgado no fundo da garganta. Evite que o ar entre ao mesmo tempo que a água, isso deixa a prática desagradável.

Pare de aspirar a água, espere alguns segundos e no lavabo ou mesmo no chuveiro, deixe a água escorrer do nariz. Recomece, então, a operação.
Depois de três vezes ou mais, faça algumas expirações forçadas, para que o restante da água seja retirada dos cornetos do nariz.

Vou contar um segredo pessoal para facilitar essa operação: preparo essa água em um frasquinho tipo ketchup ou mostarda e deixo na prateleira do chuveiro, ou uso um spray que eu trago da França, compro na drogaria - STERIMAR. A vantagem do spray é que além de conter água salgada, contém oligoelementos. Se você viajar para lá, ou alguém puder trazer, eu

recomendo comprar.

Feito! É só isso!

Simples! Gratuito! Eficiente!

Feliz nariz de inverno.

domingo, 16 de maio de 2010

Entenda porque Maio é o mês das noivas

Texto enviado pelo Boletim Zastros, obrigada pela colaboração.

Embora já estejamos avançados dentro da passagem do Sol pelo signo de Touro, vamos tentar entender um pouco da relação que existe entre o trânsito da nossa estrela pelo signo do amor e do prazer e o mês de maio. Neste mês sempre vemos um aumento do número de casamentos, mesmo embora o ciclo de Touro comece sempre por volta do dia 20 de abril. A razão principal deste simbolismo, pelo menos do ponto de vista da Astrologia, é o fato deste período ser regido pelo planeta Vênus, o maior símbolo do amor.

Este ano, o Sol entrou no signo mais pacífico e sensual do Zodíaco no dia 20 de abril. Além do Sol, dois planetas pessoais também se encontravam no signo: Mercúrio, a 12 graus e Vênus, a própria regente do signo, a 23 graus. Podemos considerar esta configuração como um belo começo, porque no momento do início deste ciclo taurino pelo Sol, além das posições já citadas, Netuno se encontrava na linha do horizonte, ou seja, em conjunção com o Ascendente, acrescentando um componente de fantasia e glamour ao momento.

Como maio é o mês das noivas, vamos assinalar alguns momentos ao longo deste período que sejam favoráveis e estimulantes para os compromissos afetivos de toda ordem:

Na virada do dia 30 de abril para 1º de maio, a Lua se encontrava no signo de Sagitário, fazendo um aspecto de oposição à Vênus, que estava no começo do signo de Gêmeos. Esta forte polarização entre a Lua e Vênus já configurava um belo momento para a consolidação de compromissos afetivos.

O dia 3 de maio também marcava um momento bonito, com a Lua entrando no signo de Capricórnio e formando belos trígonos com Mercúrio e Sol. No dia 13 de maio, uma data bastante simbólica no Brasil por se comemorar a abolição da escravatura, é quando acontece a Lua Nova de Touro, em que nosso satélite se encontra no mesmo espaço zodiacal que o Sol, marcando o início da lunação taurina.

Este é outro excelente momento para se marcar uma celebração de afetos, namoros, noivados e casamentos. As belas angulações entre Netuno e Vênus, em trígono, e Saturno também formando um trígono com a conjunção de Sol e Lua reforçam a qualidade e a força afetiva do dia 13.

O dia 16 de maio, um domingo, também mostra um belo momento astrológico, com a passagem da Lua junto ao planeta regente do mês, Vênus, ambas no signo de Gêmeos. Outra bela ocasião para uma celebração de compromisso.

No dia 18 de maio, a posição da Lua no seu próprio signo, Câncer, e o belo trígono que forma com a conjunção de Júpiter e Urano, no final de Peixes, também é uma ocasião convidativa para os que se amam formalizarem seus sentimentos de afeto mútuo.

A virada do dia 20 para 21 de maio assinala a saída do Sol do mais sensual e afetivo signo de Terra do Zodíaco, marcando a entrada dele no signo de Gêmeos. Encerra-se aí o ciclo mais estimulante para o amor e a confirmação de compromisso de ordem afetiva. Quando chegarmos em setembro e o Sol entrar no signo de Libra, teremos mais uma época motivadora para as uniões afetivas!

Felicidades noivas de Maio!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sábado, 15 de maio de 2010

Para as Noivas deste Mês de Maio

Receita esperta do mês: Bem Casados Versão Light da Revista Sua Dieta, obrigada pela colaboração.

Ingredientes Massa
3 gemas
6 claras
4 colheres de sopa de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá cheia de fermento em pó

Recheio
1 vidro de doce de leite diet

Calda
½ xícara de chá de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão
1 colher de chá cheia de amido de milho
1 colher de café de essência de baunilha
Modo de preparo Massa
Bata as gemas e as claras na batedeira em velocidade alta, até obter uma mistura fofa e crescida. Adicione o adoçante e bata mais um pouco. Retire e adicione a farinha de trigo e o fermento peneirados. Unte uma assadeira com margarina e pingue um pouco de massa, deixando espaço entre elas. Asse em forno médio (180º C) por cerca de 10 minutos, sem deixar corar demais. Retire e descole os bem-casados da fôrma ainda quente. Deixe esfriar.

Calda
Misture os ingredientes e leve ao fogo até ferver. Retire e espere amornar.

Montagem
Pegue duas rodelas de massa e recheie com uma colher do doce de leite. Pincele fartamente os doces com a calda e deixe secar.
E felicidades!

Luz e Paz,

Marilda Jorge

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Amor de Mãe

Por Maria Cristina

Maio, mês das mães, de Maria, mês das noivas, tempo abençoado por uma suavidade amorosa que sempre me toca profundamente, cada ano de forma especial e diferente.

Enquanto vivemos tempos tão difíceis, de muita violência, de catástrofes, de aumento no consumo das drogas entre os adolescentes, eu me lembro dessas mulheres que são mães e que tanto sofrem, diante de filhos problemáticos, agressivos, viciados, mortos, agredidos, desacreditados, trancafiados em prisões fétidas e desumanas... E peço ao Deus de Amor que as abençoe e que cure as feridas de seus corações, da forma que só Ele pode e sabe como...

Mães que desculpam as atitudes de seus filhos, apesar de reconhecê-los culpados de muitos erros. Mães que choram sem parar pedindo-lhes uma mudança de comportamento, muitas vezes sendo vítimas de espancamentos e agressões por parte de seres que elas ajudaram a trazer a este planeta.

Só um coração de mãe pode amar este filho desviado do Bem e tão desequilibrado. Mas ela é capaz de amá-lo, apesar de tudo. Ela acredita que um dia ele pode vir a se modificar e pede a Deus por aquele que todos tratam como se fosse um verdadeiro monstro.

Este amor incondicional é o bálsamo para as feridas profundas que existem em todos nós. Muitas que apareceram nesta nossa vida atual, outras que trouxemos conosco, ao nascermos mais uma vez no planeta. Só esta energia amorosa divina tem o dom de transformar o joio em trigo...

Homenageando as mães, neste mês de maio a elas consagrado, penso não apenas naquelas que sorriem vitoriosas, por terem tido a glória de ter filhos perfeitos fisicamente, que mesmo lutando, estão vivendo de forma equilibrada.

Lembro-me dessas heroínas na desventura e na dor, que acompanham a tortura sofrida por seus filhos vivendo em penitenciárias, das que vivem a suplicar um pouco de paz, convivendo com filhos viciados, nas que receberam filhos doentes desde o berço e a quem cumulam de carinho e atenção, buscando a todo custo que venham a conquistar uma vida mais digna no futuro, apesar de suas limitações.

Enfim, quando soubermos de mais um crime hediondo, praticado por qualquer ser humano, aqui ou em outro país, lembremos de fazer uma prece por sua mãe, que na sua dor sabe que muito pouco pode fazer para impedir o sofrimento de seu filho, que está sendo punido justamente por erros cometidos.

Quando me refiro às mães, não estou me esquecendo dos pais que também amam incondicionalmente. Penso que, por mais errado que alguém o seja, sempre é amado por alguém, que sofre por ele, que ora por ele, que torce por seu reajuste e transformação. É por todos esses seres amorosos que peço a Deus que dê força e esperança em dias melhores, pois esta dor de que falo é muito profunda e inesquecível!

Feliz mês das Mães para todos os que amam e por isto são capazes de perdoar, de se compadecer, mesmo diante das piores circunstâncias!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Seu cérebro ganha rugas quando você aprende algo? (mito ou verdade?)

Texto enviado por Renée Gribov, obrigada pela colaboração.

Quando você pensa em como nosso cérebro se parece, provavelmente imagina dois lobos de massa cinzenta arredondada cobertos por "rugas".

À medida que os humanos evoluíram como espécie, nossos cérebros cresceram para acomodar todas as futuras funções que nos diferenciam dos outros animais. Mas para manter o cérebro compacto o
suficiente para caber no crânio proporcional ao resto do tamanho do nosso corpo, o cérebro dobrou-se enquanto crescia. Se nós desdobrarmos todas as cadeias de montanhas e cavidades, o cérebro seria do tamanho de uma fronha.

As montanhas são chamadas giros, e as cavidades são chamadas sulcos. Vários desses giros e sulcos têm até nomes, e há variações de como exatamente eles se parecem de uma pessoa para outra. Nós não começamos com cérebros enrugados, contudo; um feto em seu desenvolvimento tem um cérebro pequeno e liso. Na medida em que o feto cresce, seus neurônios também crescem e migram para diferentes áreas do cérebro, criando os sulcos e os giros. Quando alcança 40 semanas, seu cérebro é tão enrugado quanto o de um adulto (menor, é claro).

Por isso não desenvolvemos novas rugas enquanto aprendemos. As rugas com as quais nascemos são as rugas com as quais vivemos e morremos - assumindo que nossos cérebros permaneçam saudáveis. Nossos cérebros mudam, sim, quando aprendemos - não só na forma de sulcos e giros adicionais. Esse fenômeno é conhecido como plasticidade do cérebro. Ao estudarem mudanças nos cérebros de animais como ratos enquanto aprendiam tarefas, pesquisadores descobriram que as sinapses (as conexões entre os neurônios) e as células sanguíneas que suportam os neurônios crescem e aumentam em número.

Alguns acreditam que nós conseguimos novos neurônios quando fazemos novas memórias, mas isso ainda não foi provado em cérebros de mamíferos como o nosso.
Se você já teve a sensação de que havia mensagens escondidas em comerciais, séries de TV ou filmes, o próximo mito deve interessá-lo.

Você pode aprender através de mensagens subliminares? (mito ou verdade?)

O conceito de mensagens subliminares alimenta nossa suspeita sobre o que o governo, as grandes corporações e a imprensa estão realmente tentando nos dizer. Uma mensagem subliminar (significando sob o "limen", ou nosso limite de percepção consciente) é uma mensagem embutida dentro das imagens ou de sons para penetrar nosso subconsciente e influenciar nosso comportamento. A primeira pessoa a cunhar o termo foi James Vicary, um pesquisador de mercado. Em 1957, Vicary declarou que ele inseriu mensagens dentro de um filme que estava sendo exibido em New Jersey. As mensagens, que piscavam por 1/3000 de um segundo, diziam aos espectadores para beber Coca-Cola e comer pipoca.

De acordo com Vicary, as vendas da Coca-Cola no cinema aumentaram cerca de 18%, e as de pipoca, mais de 57%, provando que suas mensagens subliminares funcionavam.

Livros publicados no final dos anos 50 e começo dos 70 mostravam como os
anunciantes poderiam usar técnicas como a de Vicary para convencer os consumidores a comprar seus produtos. Alguns comerciais de rádio e TV incluíram mensagens subliminares, mas muitas redes e associações profissionais as baniram. Em 1974, a FCC baniu por completo o uso de publicidade subliminar.

Mas as mensagens funcionavam? Acontece que Vicary na verdade mentiu sobre os resultados de seu estudo. Estudos subsequentes, incluindo um que piscava a mensagem "Telefone agora" durante a transmissão de uma estação de TV canadense, não teve efeito sobre os telespectadores. O infame julgamento do Judas Priest nos anos 90, em que as famílias de dois jovens que cometeram suicídio alegavam que uma canção da banda dizia aos garotos para fazê-lo, terminou com o juiz declarando que não havia evidência científica em seu favor. Ainda assim, algumas pessoas afirmam que a música, bem como anúncios, contêm mensagens escondidas.

Por isso, escutar aquelas fitas de auto-ajuda enquanto você dorme provavelmente não vai machucá-lo, mas também não vai ajudá-lo a parar de fumar.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mãe!

Texto enviado por Vanessa Garcia de Toledo, para a semana das mães, obrigada pela colaboração.

“As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher. Mãe! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mãe! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita”.

Estás aflito? Recorre à mãe. Ela é o consolo dos aflitos. Estás enfermo? O toque da mãe é curativo. Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mãe. Porque quem não reverencia a mãe, fecha as portas à graça e à beleza.

Mãe! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Divina mãe de Deus! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor angelical, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.

Mãe! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes da vida, mas nunca os vícios. Mãe a regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.

Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano e cada filho. Mãe! Neste Dia, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mãe.
Site Meter